Barcelona confirma sua participação na nova Superliga europeia

Mais publicações

Após anúncio de alguns clubes, Barcelona confirma sua participação na nova Superliga europeia. O novo torneio, que despertou uma grande polêmica, contará com 15 dos maiores clubes europeus, que terão vagas fixas. A seguir, o comunicado oficial do clube catalão.

Vale a pena ler: Barça poderá ser expulso da Liga espanhola de futebol

Barcelona, clube fundador da Superliga europeia

“O FC Barcelona anuncia que chegou a um acordo com outros onze dos mais importantes clubes de futebol da Europa para formar uma nova competição, a Superliga, que será governada pelos seus clubes fundadores, e que nasce com a vontade de ser a melhor competição esportiva entre clubes do mundo.

FC Barcelona, AC Milan, Arsenal FC, Atlético de Madrid, Chelsea FC, FC Internazionale Milano, Juventus FC, Liverpool FC, Manchester City, Manchester United, Real Madrid CF e Tottenham Hotspur se uniram como clubes fundadores, e serão convidados outros três clubes para a temporada inaugural, que começará o mais brevemente possível.

Os clubes fundadores esperam manter conversas em breve com UEFA e FIFA, a fim de buscarem as melhores soluções para a Superliga e o conjunto do futebol mundial.

A criação da Superliga coincide com a aceleração da instabilidade do atual modelo econômico do futebol europeu por conta da pandemia. Durante anos, os clubes fundadores têm tido o objetivo de melhorar a qualidade e a intensidade das competições europeias existentes e, particularmente, de criar um torneio em que os melhores clubes e os melhores jogadores possam competir entre si de maneira mais frequente.

A pandemia mostrou que uma visão estratégica e um foco comercial são necessários para aumentar o valor e as ajudas em benefício da pirâmide do futebol em sua totalidade. Nos últimos meses, foi mantido um intenso diálogo com as entidades que governam o mundo do futebol sobre o futuro formato das competições europeias. Os clubes fundadores acreditam que as soluções propostas pelos reguladores não resolvem as questões fundamentais, que passam tanto pela necessidade de oferecer partidas de mais qualidade e por obter recursos financeiros adicionais para o mundo do futebol.

Formato da Superliga europeia

  • Participarão 20 clubes: os 15 clubes fundadores e outras cinco equipes, que se classificarão anualmente de acordo com o rendimento da temporada anterior.
  • Todos os jogos serão disputados no meio de semana, já que todos os clubes continuarão competindo em suas respectivas ligas estatais. Assim, preservarão o calendário tradicional que consta no centro da vida dos clubes.
  • A temporada começará em agosto com a participação dos clubes em dois grupos de 10, que jogarão partidas de ida e volta; os três primeiros de cada grupo se classificarão automaticamente para as quartas-de-finais. As equipes que terminarem na quarta e quinta posições disputarão um playoff em dois jogos. Posteriormente, serão disputadas as eliminatórias em dois jogos até a final, que será disputada em jogo único, no fim de maio, em um estádio neutro.

Assim que possível, depois do início da competição masculina, começará a Liga feminina, o que contribuirá para o avanço e desenvolvimento do futebol feminino.

Este novo torneio anual proporcionará um crescimento econômico significativamente maior, o que permitirá dar suporte ao futebol europeu por meio de um compromisso a longo prazo, que os aportes à solidariedade cresçam paralelamente com a renda da nova Liga europeia. Os pagamentos de solidariedade serão maiores que os atualmente gerados pelo sistema europeu de competição, e prevê-se que superem os 10 bilhões de euros ao longo do período de compromisso dos clubes. Por outro lado, a nova competição será construída com critérios financeiros de sustentabilidade, já que todos os clubes fundadores se comprometem a adotar um limite de despesa. Em troca de seu compromisso, os clubes fundadores receberão, em conjunto, um pagamento de uma só vez de 3,5 bilhões de euros, dedicado unicamente a empreender planos de investimento em infraestruturas e compensar o impacto da pandemia da COVID.

O FC Barcelona, fiel à sua história e liderança no espaço do futebol europeu, se posiciona, mais uma vez, como um clube que assume a responsabilidade de liderar as grandes mudanças que o mundo do futebol precisa, e sempre pensando no máximo benefício para o clube, sob os pontos de vista esportivo, institucional e econômico.”

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -