Widget Image
19/09/2021

Barça poderá ser expulso da Liga espanhola de futebol

Barça pode ser expulso da Liga espanhola de futebol

Com o anúncio da criação da Superliga Europeia, feito nesse domingo, o Barça poderá ser expulso da Liga espanhola de futebol. O comunicado foi emitido pelos doze clubes fundadores do torneio: AC Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Chelsea FC, FC Barcelona, Inter Milan, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham.

Vale a pena ler: A crise financeira do FC Barcelona em números: dívida de mais de 1 bilhão de euros

Ameaças das ligas, UEFA e FIFA contra os doze clubes

Antes do anúncio oficial, as federações espanhola, inglesa e italiana, além da UEFA e da FIFA, mostraram seu desacordo com o novo torneio europeu. Mais que um desacordo, as entidades afirmaram que os clubes participantes da Superliga europeia poderão ser banidos de suas respectivas competições domésticas. Além desse banimento, os atletas dos clubes envolvidos nessa nova competição poderão ser banidos da convocação das seleções de seus respectivos países. Assim, não participariam de competições como Jogos Olímpicos ou Copa do Mundo.

Além dos doze clubes mencionados, ainda há a expectativa de que outros três, entre eles o Bayern de Munique e o PSG, façam parte da lista fixa de participantes. Ao todo, a Superliga europeia contaria, anualmente, com 15 clubes fixos e 5 convidados. Os critérios sobre como os demais seriam convidados ainda não foram esclarecidos.

Em relação ao formato da competição, prevê-se que os 20 clubes serão divididos em dois grupos. Cada grupo teria a sua liga particular, algo inspirado na configuração da NBA (grupo da Conferência Leste e grupo da Conferência Oeste). Os quatro melhores de cada grupo se classificariam para as quartas-de-finais. A final seria disputada em apenas um jogo. Vale a pena mencionar que o formato de vagas fixas no torneio implica na inexistência de rebaixamentos.

Sobre o início da competição, é provável, caso não haja contratempos, que a Superliga comece na temporada 2022 – 2023.

Os valores em jogo

Segundo publicação do The New York Times, cada clube que disputar a Superliga receberia 400 milhões de dólares. A quantidade de dinheiro é cerca de 4 vezes superior ao prêmio recebido pelo último campeão da Champions League.

Desde quando existe o projeto para a Superliga?

A criação de uma competição europeia com essas características começou a ser abordada há mais de três décadas. Em 2018, por meio de notícia publicada pelo portal alemão Der Spiegel, soube-se que havia negociações firmes entre clubes para um rompimento com a UEFA, e a consequente criação de um torneio paralelo aos da federação europeia de futebol. Inicialmente, a ideia era que o torneio tivesse início em 2021.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!