ANC convoca manifestação para exigir um governo independentista

Mais publicações

Neste domingo, às 11h30 (horário catalão), haverá uma manifestação convocada pela ANC (Assembleia Nacional Catalã) para exigir um governo independentista. A convocação foi feita para pressionar os partidos independentistas que venceram as últimas eleições parlamentares catalãs a pactarem um governo o mais rapidamente possível, respeitando, portanto, os 52% dos votos conquistados pelo bloco independentista.

Vale a pena ler: ERC e Junts per Catalunya mantêm impasse sobre formação do governo catalão

“Que estejam à altura do movimento popular”

Em discurso feito diante do Parlemento da Catalunha, Paluzie convocou os cidadãos a se manifestarem na Plaça de Sant Jaume e exigirem que “a vontade popular seja respeitada”. A presidenta da ANC insistiu na “necessidade” de que haja um governo “nitidamente independentista”, que “trabalhe firmemente pela independência da Catalunha”, e conte com o “apoio dos 74 membros independentistas na Câmara catalã”.

O prazo para que um novo governo catalão seja formado é 26 maio. Caso não haja governo formado após essa data, novas eleições serão convocadas de maneira automática. Após três meses de negociações, os partidos Junts per Catalunya e Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) trocaram acusações e pressões para que suas respectivas propostas fossem aceitas, e houvesse um acordo. Entretanto, um dos maiores obstáculos na negociação é o papel do Conselho pela República Catalã, entidade liderada por Carles Puigdemont, que é, também, a figura principal de Junts per Catalunya. Para ERC, o Conselho pela República Catalã estaria planejando “tutelar” o governo catalão e sua estratégia de confronto democrático contra o Estado espanhol. Assim, nesta semana, os líderes da Esquerra Republicana anunciaram que encerrariam as negociações com Junts per Catalunya, e estariam dispostos a assumirem sozinhos o governo.

Elisenda Paluzie instou os partidos a “estarem à altura do movimento popular”, já que os cidadãos foram “chave para colocar a independência no centro”. Nesse sentido, Paluzie comunicou aos partidos que o povo “exige que se comprometam a negociar até o final”, e que atuem com “generosidade e responsabilidade”.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -