Grupo com bandeira espanhola comete vandalismo contra sede do Conselho pela República Catalã

Mais publicações

Imagens registradas por câmera de segurança mostram vandalismo cometido por grupo com bandeira espanhola contra a sede do Conselho pela República Catalã, em Waterloo, Bélgica. Nesta sexta-feira, o eurodeputado e presidente do Conselho, Carles Puigdemont, denunciou, no Twitter, o ataque de seis pessoas à Casa da República. Uma delas arranca a placa de identificação da residência, e foge correndo para um carro branco.

Vale a pena ler: Puigdemont denuncia estratégia de lawfare do Estado espanhol

“Um ataque direto por razões de ódio político”

Na mensagem, também difundida pelo Conselho pela República Catalã, Puigdemont disse que “não aceitará nenhuma violência e nenhuma intimidação contra o seu compromisso político”. O líder catalão anunciou que denunciou o ato vandálico à polícia belga, e o comunicou ao presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli. Concretamente, em carta enviada a Sassoli, Puigdemont denunciou que o incidente “é uma ameaça contra o seu trabalho e a sua liberdade, inaceitável em uma sociedade democrática”.

O eurodeputado também relembrou a Sassoli que “não é o primeiro incidente do qual é vítima por causa de suas ideias” mas que, dessa vez, “passaram de uma linha vermelha, e isso requer uma decisão contundente por parte das autoridades para que os indivíduos responsáveis pelo assalto ao seu espaço de domicílio e trabalho sejam identificados”.

O advogado de Puigdemont, Gonzalo Boye, descreveu o ato dos assaltantes como “muito grave”, e que será apenas “uma questão de tempo”, pois os veículos foram identificados.

Vale a pena ler: Sede da Òmnium Cultural é atacada após Dia Nacional da Catalunha

Vale a pena ler: “A independência é o único meio de proteção da minoria nacional catalã”

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -