A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal organiza um ciclo sobre memória histórica no Museu do Aljube

O ciclo contará com a intervenção da Ministra da Justiça do Governo da Catalunha, Lourdes Ciuró, e do Diretor-Geral de Memória Democrática, Antoni Font.

A ministra da Justiça do Governo da Catalunha, Lourdes Ciuró, participa na conferência O exílio em Portugal que decorrerá no próximo dia 18 de março às 16h no Museu do Aljube. O Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis, dará as boasvindas ao ato que também contará com a intervenção de Antoni Font, Diretorgeral de Memória Democrática.

Vale a pena ler: Governo da Catalunha abrirá uma delegação no Brasil em 2022

O historiador Manuel Loff e a antropóloga Dulce Simões serão os ponentes da conferência que tratará sobre os refugiados catalães da Guerra Civil espanhola que escolheram Portugal para o seu exílio. A conferência enquadrase no Ciclo de Memória Histórica que organiza a Delegação do Governo da Catalunha em Portugal conjuntamente com o Institut Ramon Llull.

No âmbito do mesmo Ciclo, no dia 19 de março projetarseá a coprodução francocatalã Josep, premiada como melhor filme de banda desenhada europeu em 2020. Conta a história do exílio do desenhador catalão Josep Bartolí nos campos de concentração franceses.

O objetivo do ciclo é tornar mais visível para a sociedade portuguesa um dos episódios mais recentes da história catalã e estabelecer ligações entre ambas culturas. Para além disso, infelizmente, o tema dos refugiados é de extrema atualidade devido à situação na Ucrânia, afirma Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha em Portugal.

Sobre a Delegação do Governo da Catalunha em Portugal

A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal exerce a representação, defesa e promoção dos interesses gerais da Catalunha e dá apoio às entidades, empresas e cidadãos catalães em Portugal. A Delegação promove e coordena as relações bilaterais com as autoridades da República Portuguesa, assim como com outros governos descentralizados, no âmbito das competências do Governo da Catalunha. com o objetivo de defender os interesses da Catalunha e favorecer a internacionalização da sua economia, cultura e conhecimento. Foi criada a 16 de junho de 2015.

_ Nota de imprensa gentilmente repassada pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal ao portal de notícias Aqui Catalunha.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha