Tribunal italiano deixa Carles Puigdemont em liberdade

Mais publicações

Menos de 24 horas depois da detenção do eurodeputado catalão, o Tribunal de Sássari, em Sardenha, deixou Carles Puigdemont em liberdade. Na noite dessa quinta-feira, o ex-presidente da Catalunha foi detido pela polícia italiana no aeroporto de Alguer. O líder catalão estava a caminho de um evento cultural nessa cidade. Após passar a madrugada na prisão de Bancali, Puigdemont recebeu a visita de seu advogado italiano, Agostino Angelo Marras.

Inicialmente, estava previsto que Carles Puigdemont prestasse declarações à Corte de Apelação de Sássari nesta sexta-feira. De fato, às 13h (hora local), foi divulgada a notícia de que o eurodeputado começaria a sua declaração, de maneira temática, às 14h. Entretanto, a defesa de Puigdemont solicitou que a declaração fosse adiada por 24 horas. Finalmente, às 15h50 (hora local), o tribunal de Sardenha deixou Carles Puigdemont em liberdade, sem medidas cautelares. Além disso, Puigdemont não fará declarações à Corte de Apelação neste sábado, tal como haviam informado.

Por enquanto, o ex-presidente catalão tem liberdade de movimentos por toda a Europa, mas deverá comparecer à Corte de Apelação de Sássari no dia 4 de outubro. A entidade italiana deverá decidir pela liberdade total ou extradição de Puigdemont para a Espanha.

Vale a pena ler: Como o governo espanhol reagiu à detenção de Puigdemont na Itália?

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -