Widget Image
01/08/2021

Plataforma per la Llengua ativa plano para aumentar o uso do catalão entre jovens

Plataforma per la Llengua ativa plano para aumentar o uso do catalão entre jovens

Neste verão (Europa), a Plataforma per la Llengua ativará a primeira fase do plano de aumento do uso do catalão entre jovens. O projeto é uma derivação de um estudo feito pela ONG, a pedido da Prefeitura de Valls, sobre o uso da língua catalã nos pátios das escolas públicas desse município. De acordo com o resultado do estudo, constatou-se que 60% das conversas entre os alunos são em língua espanhola.

Vale a pena ler: Tribunal francês derruba lei de proteção ao catalão e outras línguas minorizadas

Os dados da análise sociolinguística no município de Valls

A Prefeitura de Valls, na comarca de Alt Camp (Camp de Tarragona), encomendou à Plataforma per la Llengua um estudo sobre o uso do catalão nos três centros escolares públicos do município. Os dados foram obtidos por meio de uma enquete respondida pelos alunos, e de um estudo de observação não participante.

As análises levadas a cabo pela ONG eram precedidas por outro estudo sociolinguístico, realizado em 2019, sobre o uso do catalão nos pátios de escolas e institutos de áreas urbanas da Catalunha. Os resultados desse estudo mostraram uma clara queda do uso da língua catalã na passagem do ensino primário para o secundário, mais precisamente de 35% a 14,6%, respectivamente.

Agora, o novo estudo realizado pela Plataforma per la Llengua, com base em uma amostra de 1.820 conversas, entre alunos dos três centros escolares do município de Valls, aponta que 59% das conversas acontecem em língua espanhola, contra apenas 39,4% em catalão, e 1,6% em outras línguas.

Vale a pena ler: Modalidade virtual de programa de voluntariado pela língua catalã registra alto crescimento

Uso da língua catalã de acordo com a fase de estudos

Os dados obtidos mostram grandes diferenças no uso da língua catalã de acordo com a fase de estudos. Mais concretamente, a língua espanhola é a predominante (63,7%) nas conversas entre alunos dos dois ciclos da Educação Secundária Obrigatória (que agrupa alunos de entre 12 e 16 anos). Em relação a esse período escolar, a língua catalã obtém uma leve melhora no segundo ciclo, crescendo de 32% para 37,3%. Em média, apenas uma entre três conversas nesses centros escolares acontecem em catalão, embora, de acordo com a ONG, a maioria dos cidadãos do município de Valls use o catalão como língua familiar.

Por outro lado, na etapa estudantil posterior à Educação Secundária Obrigatória, cursada por alunos de entre 16 e 18 anos, a língua catalã predomina em 58,6% das conversas. Entretanto, no ensino técnico, a língua espanhola é predominante em 74,6% das conversas.

Vale a pena ler: Como é o sistema de ensino na Catalunha?

A análise da Plataforma per la Llengua também mostrou que a língua catalã é mais usual em conversas entre garotas e conversas mistas (41,7% e 41,3%, respectivamente. Por outro lado, apenas 31,1% das conversas entre garotos são feitas em catalão.

O plano de incentivo ao uso do catalão entre os jovens

No mês de julho, Plataforma per la Llengua organizará oficinas de duas horas dirigidas a trinta alunos de entre 13 e 16 anos. Nessas oficinas, os alunos aprenderão a fazer uma canção de rap, que será gravada. Além disso, também serão realizadas oficinas de redes sociais, criação de memes, dublagem e transmissões esportivas.

Tal como define a nota de imprensa publicada pela ONG, os dados do estudo sociolinguístico realizado no município de Valls demonstram que “a situação de emergência linguística afeta, também, os municípios com alto número de falantes de catalão”. Nesse sentido, a ONG afirma que é “urgente tomar medidas para fortalecer o espaço linguístico do catalão”, já que, se nada for feito agora, “haverá um ponto em que não haverá mais tempo para reverter a situação”.

Vale a pena ler: Êxito da manifestação em Perpinyà em defesa da língua catalã

 

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros, jogos, roupas e acessórios

Suas compras permitirão que o Aqui Catalunha receba pequenas comissões, fundamentais para o nosso crescimento.