Widget Image
19/09/2021

Como é o sistema de ensino na Catalunha?

Como é o sistema de ensino na Catalunha?

Como é o sistema de ensino na Catalunha? Cada país tem seu sistema de ensino próprio, que se adapta aos desejos ou necessidades dos seus habitantes, ou às tradições educativas de determinada região. A Catalunha não é uma exceção a essa regra.

Dentro da União Europeia, cada país tem seus diferentes sistemas de ensino, mesmo pertencendo ao mesmo bloco econômico. Assim, a Catalunha possui seu próprio curriculum, baseado no sistema do Estado espanhol, com algumas modificações.

Inicialmente, as crianças catalãs têm a opção de estudar na Llar dInfants, dos zero aos três anos, e continuar para a Educació Infantil, dos três aos seis. Esses dois estágios do ensino não são obrigatórios, deixando aos pais a decisão de educar seus filhos por esse tempo em casa ou nos centros de ensino. Ambos poderiam ser equiparados a uma creche no Brasil.

Publicação relacionada: As variantes dialetais da língua catalã

As etapas do sistema de ensino na Catalunha

A partir dos 6 anos, começa o ensino obrigatório e público — embora existam famílias que prefiram inscrever seus filhos em centros privados —, que é dividido em duas grandes etapas. A primeira é a Educació Primària, até os doze anos, que equivaleria aproximadamente ao Ensino Fundamental do Brasil. Durante esse tempo, as crianças estudam as línguas catalã e espanhola em partes mais ou menos iguais, além de uma língua estrangeira que, normalmente, é o inglês, mas em alguns centros é o francês.

A língua veicular das aulas costuma ser o catalão, mas isso depende de cada centro de ensino. Esse quesito supõe um foco de muitos conflitos, especialmente por parte das famílias imigrantes e descendentes delas, que não querem que seus filhos e filhas tenham aulas em catalão.

Após isso, uma criança catalã passa para a Educació Secundària Obligatòria – ESO, onde permanece até os dezesseis anos. No final desse período termina o ensino obrigatório na Catalunha, ou seja, com dezesseis anos, os jovens já podem se inserir no mercado laboral. Porém, existe ainda um caminho muito longo e diverso para quem decide continuar os estudos.

Publicação relacionada: Cataversum, novo canal de ensino de catalão para brasileiros

Após terminar a ESO, os estudantes se deparam com algumas escolhas: escolher o caminho acadêmico, o técnico profissionalizante ou, simplesmente, começar a trabalhar. Caso escolham a última opção, acaba sua carreira de estudos, mas caso escolham uma das outras opções, duas coisas podem acontecer:

  • nos estudos técnicos, os alunos entram nos Cicles formatius de grau mitjà, que são cursos, nos quais se estuda alguma profissão, como gestão administrativa, impressão gráfica, atividades comerciais, construção, instalações elétricas, mecanização e gastronomia. Neste site, há uma lista ampliada dos cursos.
  • a outra opção é ir para o Batxillerat, o caminho mais direto para a universidade, o qual tem quatro modalidades: o Batxilletat científico, o tecnológico, o humanístico ou o de belas-artes. Dependendo de qual escolher, a grade de matérias será diferente; por exemplo, um aluno do Batxillerat científico não estudará ciências sociais ou filosofia, e um aluno do humanístico não terá matérias como matemática, biologia ou química. Isso também influirá em como acessará à faculdade. Tanto o Batxillerat como os Cicles Formatius duram dois anos, até os dezoito. Não podemos realmente fazer uma comparação com o Ensino Médio do Brasil, já que, a pesar da idade ser a mesma, os conteúdos são muito diferentes.

Uma vez terminado o Batxillerat, os alunos podem fazer a prova para acessar à universidade, a Selectivitat, cujo conteúdo dependerá da modalidade de Batxillerat que cada aluno tenha escolhido, ou acessar a formação profissional com um dos Cicles formatius de grau superior. Os alunos dos Cicles formatius de grau mitjà podem ingressar no mundo laboral ou, por meio de uma prova, ir também para um Cicle formatiu de grau superior. Esses ciclos superiores também costumam durar dois anos, depois dos quais também se pode acessar à universidade, apesar de que a maioria dos alunos costuma se encaminhar para o mundo laboral especializado.

De qualquer maneira, o último estágio na carreira de estudos é a universidade, onde temos, como no Brasil, as graduações e pós-graduações.

Texto escrito pelo professor Carles, do canal Cataversum

Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol

Esta publicação foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!