Governo oferece ensino de catalão para os refugiados ucranianos na Catalunha

Mais de 23 mil refugiados ucranianos na Catalunha têm à disposição os recursos de aprendizagem de catalão oferecidos pelo governo

A fim de facilitar a integração dos milhares de refugiados ucranianos na Catalunha, a Secretaria de Política Linguística do governo adaptou alguns de seus recursos de ensino de catalão. Assim, os mais de 23 mil cidadãos que deixaram a Ucrânia ganham, por meio da aprendizagem da língua catalã, um aliado em seu processo de adaptação social.

Entre os recursos publicados no site da Secretaria, há ferramentas virtuais de aprendizagem autodidata e cursos organizados pelo Consórcio para a Normalização Linguística (CPNL). Esses recursos são oferecidos a todos os estrangeiros que, por diferentes razões, passam a morar na Catalunha.

Vale a pena ler: Como aprender a falar catalão pela Internet?

Quais são os recursos de ensino de catalão oferecidos?

A Secretaria de Política Linguística disponibiliza seis recursos de ensino de catalão:

  • vocabulário em imagens: trata-se de um guia, em formato PDF, com mais de 1000 palavras em catalão associadas a diversas imagens e agrupadas por temas. Esse guia também possui uma seção de diálogos curtos.
  • situações cotidianas em imagens: a coleção Viver na Catalunha apresenta diversas situações cotidianas em imagens e vocabulário.
  • cursos de catalão: há as modalidades virtual, presencial e híbrida. Todos eles são organizados pelo CPNL.
  • série de vídeos para os aprendizes adultos: são vídeos com duração de até quatro minutos, e retratam situações da vida cotidiana. Os vídeos integram o curso de ensino oral de catalão dirigido aos que estão começando a aprender a língua.
  • atividades interativas: dividido em três módulos, esse recurso disponibiliza diversas atividades que testarão as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, fala e compreensão auditiva.
  • ferramentas de tradução: trata-se de um recurso complementar para as pessoas que usam a tradução como ferramenta de aprendizagem.

Vale a pena ler: Lançado primeiro selo editorial de publicação exclusiva de mangás em catalão

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha