Novo jogo para alunos de língua catalã

A cada dia, uma combinação aleatória de letras permite formar diferentes palavras da língua catalã

Nesta segunda-feira, o projeto linguístico RodaMots anunciou um novo jogo de palavras, útil para alunos de língua catalã (e, logicamente, para todos os falantes de catalão). O nome do jogo é “Paraulògic“, que apresenta uma combinação aleatória de 7 letras, que nos permitem formar palavras da língua catalã.

Vale a pena ler: Novos recursos para os praticantes de língua catalã

Como funciona o jogo?

O jogo pode ser jogado a partir de qualquer dispositivo eletrônico (computador, celular ou tablet). O objetivo é formar palavras existentes na língua catalã a partir de uma combinação aleatória de 7 letras, que podem ser de qualquer tamanho e podem ser repetidas. Uma das letras, situada no centro, é de uso obrigatório na palavra formada.

Em relação aos tipos de palavras, não são aceitas aquelas referentes a nomes próprios. Quanto aos verbos, são aceitas apenas as suas formas no infinitivo, não suas formas conjugadas.

O projeto RodaMots também explica que são aceitas as formas femininas (por exemplo, professor / professora). Por outro lado, não são aceitas palavras no plural. Quanto aos acentos, hifens e outros sinais gráficos típicos da língua catalã, devemos escrever as palavras sem eles. Por exemplo, “intelligent” em vez de intel·ligent (forma correta em catalão).

Abaixo de cada palavra correta encontrada, a página disponibiliza uma lista com seus significados. São definições publicadas no site do Dicionário de Língua Catalã do Institut d’Estudis Catalans.

Sobre o projeto RodaMots

RodaMots é um boletim enviado diariamente, por e-mail, aos seus assinantes. O lema desse projeto é: “Uma palavra por dia”. A primeira palavra foi publicada no dia 2 de março de 1999. Entretanto, RodaMots também publica frases feitas, com explicações sobre seus significados e exemplos de uso.

Em 2009, foi publicado o livro ‘RodaMots: Dez anos fazendo “Uma palavra por dia”‘.

Novo curso de língua catalã

A Associação Cultural Catalonia está com matrículas abertas para o seu novo curso de língua catalã, dirigido a aprendizes iniciantes. As aulas, na plataforma Zoom, começarão no dia 9 de novembro. Para obter mais informações sobre o curso, acesse o endereço abaixo.

Vale a pena ler: Associação Cultural Catalonia abre matrículas para novo curso de catalão

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha