Novas medidas econômicas do governo catalão perante o coronavírus

Mais publicações

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, o governo catalão, por meio do presidente Quim Torra, anunciou novas medidas econômicas que deverão ajudar 4000 pequenas e médias empresas a contornar os problemas derivados da crise do coronavírus. Ao todo, será aberta uma linha de empréstimo de até um bilhão de euros. O financiamento será possível graças ao aval do Institut Català de Finances (Instituto Catalão de Finanças), e o governo se compromete a assumir 75% do risco de crédito. De acordo com o vice-presidente da Generalitat de Catalunya, Pere Aragonès, “trata-se de um plano de choque para dar liquidez imediata às empresas, que é o principal fator de risco”.

Notícia relacionada: Criada plataforma para internacionalização de empresas catalãs

Mais medidas diante da crise do coronavírus na Catalunha

evolução do coronavírus na Catalunha | Gráfico elaborado por Naciodigital.cat
Evolução do coronavírus na Catalunha | Gráfico elaborado por Naciodigital.cat

Confirmada nessa quarta-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como pandemia, a crise do coronavírus, desde o seu primeiro caso na Catalunha, em 25 de fevereiro, já deixou 180 pessoas infectadas (segundo informações apresentadas pelo jornal Nació Digital, às 18h45h de quarta-feira, com base nos dados fornecidos pelo Departamento de Saúde da Generalitat de Catalunya). Desse total, 20 estão em estado grave, e 4 não resistiram à doença.

Entre as demais medidas anunciadas pelo governo da Catalunha, está a permissão para que os trabalhadores possam executar suas tarefas à distância. Além disso, o serviço telefônico 061 (do Sistema de Emergências Médicas, aderido ao Departamento de Saúde do governo catalão) passa a ser gratuito, a fim de facilitar a  atenção às pessoas que comuniquem sintomas da doença, descongestionando, assim, o sistema de saúde.

Outras medidas de contenção

A fim de conter a evolução do coronavírus na Catalunha, o governo determinou a proibição temporária de realização de eventos coletivos que possam reunir mais de 1000 pessoas, seja em espaços ao ar livre ou fechados. A determinação vale para os encontros religiosos, eventos culturais e esportivos. Em relação aos últimos, a Generalitat de Catalunya estabelece que todas as partidas realizadas na Catalunha deverão ser disputadas com portões fechados.

Algumas federações, como as de futebol e basquete, optaram pela suspensão de duas semanas das competições. Por outro lado, a partida da Liga dos Campeões da Europa entre FC Barcelona e Nápoles, no Camp Nou, em 18 de março, não será adiada, mas sim disputada com portões fechados. A decisão, momentânea, foi tomada na terça-feira entre os responsáveis do governo catalão e o clube azul-grená.

Repercussão no campeonato espanhol

A Liga Espanhola de futebol será interrompida por duas semanas. O anúncio foi feito nesta manhã, após a confirmação de que a equipe de futebol do Real Madrid entrou em quarentena. A decisão foi tomada após um atleta da seção de basquete do clube ter sido infectado pelo coronavírus. As equipes de futebol e basquete do clube espanhol compartilham instalações.

Centros educativos, fechados a partir desta sexta-feira

No início da tarde desta quinta, o governo catalão anunciou o fechamento de todos os centros educativos na Catalunha a partir desta sexta-feira. A lista de centros inclui creches, colégios e universidades. Ontem, o município de Igualada já havia anunciado o fechamento de 39 centros educativos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -