Carta aos leitores do Aqui Catalunha: por um 2022 ainda mais triunfante

Que o ano de 2022 seja de muito trabalho, superações e vitórias. Ótimo 2022 para todos, especialmente para os leitores do Aqui Catalunha!

Caros leitores do Aqui Catalunha, mais que encerrar o ano de 2021 e recordar os acontecimentos, preparemo-nos para um 2022 ainda mais triunfante. Desde já, como responsável por este portal de notícias, volto a agradecer pela oportunidade de chegar às telas de seus computadores, celulares e tablets. Éramos poucos em fevereiro de 2018, somos muito mais em dezembro deste ano, e continuaremos a superar barreiras e expectativas.

Em sua história milenária e de pioneirismo, a Catalunha também passou por muitos momentos extremamente difíceis: momentos de perseguição pelo que é, momentos de tentativas de aniquilação por suas ambições. Entretanto, nada conseguiu impedir o desaparecimento da língua e cultura catalãs.

Essa teimosia e resiliência são as principais bases do Aqui Catalunha, um portal que, mantidas as devidas distâncias com a história catalã, também passou por momentos complicados. Mas a paciência, a perseverança e a perspectiva foram fundamentais para a continuidade deste veículo de informação, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à atualidade catalã.

Em relação à presença da Catalunha no Brasil, é possível dizermos que tudo está para ser feito, e vamos continuar a trabalhar para que seja possível e executável. Em um território com mais de 200 milhões de pessoas, o desafio de apresentarmos a atualidade, a história, as artes, a língua e a cultura catalãs é um estímulo constante. Essa responsabilidade é dividida entre pessoas, projetos e entidades que não sabem o que é desistir. Aqui, faço uma menção e elogio efusivos à Associação Cultural Catalonia e ao Instituto de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio. Sem o trabalho dessas duas entidades, falar de cultura e da língua de Ramon Llull seria como fazer uma manifestação no deserto.

Que o ano de 2022 seja de muito trabalho, superações e vitórias. De muitas leituras dos seguidores do Aqui Catalunha. De muitos eventos de sucesso organizados pela Associação Cultural Catalonia. De ainda mais sabedoria e vitalidade por parte do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio. De muitas alegrias para os membros da Penya Barcelonista de São Paulo. De um novo centro catalão no Nordeste em plena atividade. De parcerias com outros centros catalães na América Latina. De negócios e prosperidade.

Por um ano de 2022 triunfante, rico e pleno. Muito obrigado!

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha