Uma das livrarias mais antigas da Catalunha. Sabem qual é?

Se vocês visitarem o site que promove turisticamente a cidade de Girona, verão que ela divulgada assim: “Girona emociona”. Esse pedaço da Catalunha guarda tesouros incríveis, e cada vez mais ganha a atenção que merece. Barcelona encanta, mas Girona, por sua vez, emociona.

O Aqui Catalunha traz, nesta publicação, mais uma curiosidade sobre esse histórico lugar. Nele, existe uma livraria de 140 anos de existência, sendo uma das mais antigas da Catalunha. São mais de cem anos dedicados a um único tipo de produto, e no mesmo local. Conheçam, agora, a Llibreria Geli.

Publicação relacionada: Amer, o berço de Carles Puigdemont

Uma das livrarias mais antigas e de referência

A Llibreria Geli foi fundada no ano de 1879. Vale a pena, antes de entrar em detalhes sobre a livraria, comentar sobre algumas curiosidades da Catalunha à época. Foi precisamente naquele ano que, por exemplo, surgiu em Barcelona o primeiro jornal inteiramente escrito em catalão, o Diari Català. A criação desse jornal foi apenas uma das pequenas revoluções que caracterizaram o movimento cultural da Renaixença Catalana.

Foi nesse contexto que a Llibreria Geli se estabeleceu em Girona como referência literária. Inicialmente, ela era conhecida como Librería San José, e vendia livros exclusivamente ligados a temáticas religiosas, além de outros materiais utilizados em missas, como hóstias. Os livros voltados para o público católico ganharam a companhia dos de filosofia, novelas e de outros gêneros. Pouco a pouco, a Llibreria Geli passou a ser uma importante fonte para os alunos da Universitat de Girona. Hoje, a livraria reúne cerca de 75 mil livros, e é a principal referência em Girona para as pessoas que compram e consomem leitura.

A Llibreria Geli atual

A livraria se modernizou, e também possui o seu espaço no mundo digital. Entretanto, ir à Llibreria Geli é mais do que ir em busca de um livro: é estar em contato com uma joia que resistiu ao tempo, a alagamentos, que testemunhou guerras, e permanece no endereço original. Ela está situada na Carrer de l’Argenteria, 18, e funciona de segunda a sábado nos seguintes horários: de 09h30 às 13h30, e das 16h30 às 20h30.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?