Nesta semana, a Fundação Vincle lançou uma campanha de uso da língua catalã nos negócios, intitulada “O catalão é negócio”. A campanha tem o objetivo de incentivar empresas e comércios a utilizarem a língua catalã, já que, além de ser bom para os negócios, é algo obrigatório na Lei 22/2010, do Código de Consumo da Catalunha.
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Empresas catalãs e estrangeiras que usam a língua catalã
De acordo com a Fundação Vincle, cuja campanha conta com a colaboração da Plataforma per la Llengua e do Departamento de Cultura do governo da Catalunha, “cada vez mais há empresas catalãs e estrangeiras que usam a língua catalã na rotulagem dos seus produtos, em seus sites, na publicidade e na relação com seus consumidores”. A entidade também informa que “há um número maior” que usa o catalão no funcionamento interno da empresa.
Entre algumas das empresas catalãs e estrangeiras citadas pela Fundação Vincle em livreto intitulado “O catalão é negócio, na empresa e no comércio“, estão Bonpreu (empresa catalã de alimentação), Codorníu (um dos maiores grupos de empresas produtoras de champanhe e vinho, fundada na Catalunha em 1551), Damm (grupo empresarial de fabricação e comercialização de cerveja) Apple, HP, Tesla e Nintendo.
O livreto disponibilizado pela Fundação Vincle apresenta mais dados sobre a presença da língua catalã no mundo. Por exemplo, atualmente, o catalão é a 13ª língua mais falada na Europa, e estima-se que 10 milhões de pessoas saibam se comunicar, oralmente, nessa língua. Apesar de possuir mais falantes que línguas oficialmente reconhecidas pela União Europeia, a língua catalã não possui esse reconhecimento.
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Sobre a Fundação Vincle
Fundada em 2008, a Fundação Vincle trabalha pelo uso da língua catalã como um elemento de coesão e inclusão social. Atualmente, a entidade coordena outras duas campanhas e estudos relacionados à inserção social por meio da língua catalã e à situação linguística do catalão nos territórios da Euro-região Mediterrânea.
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