Widget Image
21/09/2021

JxCat promete declarar a República se o independentismo superar os 50% nas próximas eleições

JxCat promete "declarar a República" se o independentismo superar os 50% nas próximas eleições

Em coletiva de imprensa telemática realizada nesta manhã, Junts per Catalunya (JxCat) prometeu “declarar a República” se o independentismo superar os 50% dos votos nas próximas eleições catalãs. De acordo com Laura Borràs, candidata à presidência da Catalunha, “estamos aqui pelo mandato do 1º de outubro, e isso está no programa do partido”. Borràs também afirmou que o partido “manifesta a vontade de implementar os resultados, e é o que faremos”.

Vale a pena ler: Laura Borràs: “Somos a ambição de avançarmos rumo à independência”

PSC, o rival a ser batido nas eleições de 14 de fevereiro

Para a porta-voz e vice-presidenta do partido Elsa Artadi, que também participou da coletiva, o PSC, que terá Salvador Illa como candidato, “é o rival a ser batido nas urnas”. Diversas pesquisas têm apontado uma disputa apertada entre JxCat, ERC e PSC.

Durante o evento, em que foi apresentado o lema da campanha (Junts per fer. Junts per ser – Juntos para fazer. Juntos para ser), Artadi anunciou o desligamento “contundente” de Josep Sort da lista de JxCat para as eleições.

Josep Sort, presidente da associação independentista Reagrupament, e ex-número 65 da lista de JxCat, havia escrito, em seu Twitter, mensagens machistas e xenófobas. Em uma delas, Josep Sort desqualificava a prefeita de Barcelona, Ada Colau, desta maneira: “Nada mais é que uma puta histérica espanhola”. Em outra mensagem, Josep Sort prometia “fazer uma limpeza dos espanhóis”.

Reagrupament, por sua vez, afirmou que “condena” as palavras de Josep Sort, e que “os insultos e qualificações são inaceitáveis”. Para a associação, “teremos a independência, mas com respeito a todos”.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!