Lançado primeiro selo editorial de publicação exclusiva de mangás em catalão

Novo selo editorial propõe lançar entre 60 e 70 novos títulos de mangás em catalão por ano

Durante o evento Saló Internacional del Còmic de Barcelona, realizado de 6 a 8 de maio deste ano, o Grup Enciclopèdia lançou o primeiro selo editorial de publicação exclusiva de mangás em catalão, Kaji Mangá.

O lançamento de Kaji Mangá promete revolucionar o mercado editorial catalão. Nesse sentido, de acordo com o diretor geral do Grup Enciclopèdia, Joan Abellà, o novo selo editorial “atende à necessidade de que a língua catalã não fique de fora de nenhum formato literário“.

Vale a pena ler: Contos infantis catalães – Quem é Teo?

Poucos mangás em catalão no mercado

A exclusividade das publicações, que tem o objetivo de aumentar a presença desse formato literário típico do Japão, deverá mudar um panorama pouco menos que preocupante. De acordo com a divulgação feita pelo Grup Enciclopèdia, apenas 39 títulos em catalão correspondentes aos mangás foram lançados em 2021.

Assim, Carles Miralles, editor de Kaji Mangá, garante que, anualmente, o novo selo editorial publicará entre 60 e 70 títulos, e que os primeiros títulos estarão nas livrarias a partir do segundo semestre de 2022.

Com números tão promissores, pode-se pensar que o mercado catalão de mangás passe a ser autossustentável? Segundo Carles Miralles, isso é viável, já que o maior objetivo de Kaji Mangá é que o mercado de mangás em catalão “se sustente por meio de suas próprias bases”, e que “não precise sempre buscar o suporte de outros meios ou idiomas”.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha