Nesta semana, foi apresentado um plano com mais de 30 ações voltadas para a reativação do turismo na Catalunha. A vacinação, aliada à consequente desaceleração da COVID-19 em todo o território catalão, permite que governo e entidades turísticas enxerguem o segundo semestre com mais otimismo e mais viagens.
Evento programado: Associação Cultural Catalonia organiza palestra sobre turismo na Catalunha
Em busca dos números registrados antes da pandemia
Um dos efeitos da pandemia foi a vertiginosa queda no número de viagens nacionais e internacionais. De acordo com dados apresentados no plano do governo catalão, o turismo na Catalunha registrou, em 2020, uma queda de 80% em relação ao ano anterior. O governo especifica, também, que a demanda internacional representa a metade dos visitantes, mas gera 85% da arrecadação.
De acordo com o plano, o objetivo é que, neste próximo semestre, o setor turístico catalão seja capaz de recuperar entre 50% e 60% do que foi arrecadado em 2019, do dinheiro oriundo do turismo internacional.
Entre os planos de reativação do turismo na Catalunha, destacam-se:
- lançamento de uma nova campanha, neste mês de maio, dirigida ao mercado catalão, espanhol, francês, britânico, alemão e aos países que compõem o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo);
- participação nas maiores feiras turísticas do mundo, como B-Travel (Barcelona), Fitur (Madrid), ILTM Ásia-Pacífico (Cingapura), World Travel Market (Londres), ITB China (Shangai), IBTM World (Barcelona), MedTravel Expo (Moscou), entre outras;
- apresentação do projeto Catalunya reStart, cujo objetivo é relançar a Catalunha como destino turístico internacional e sustentável. Nesse projeto, há o programa Grand Tour de Catalunya, que representa uma proposta de rota turística circular que permite percorrer os cinco maiores pontos turísticos do território catalão;
- oficinas virtuais: dirigidas a operadores turísticos e agências de viagem da América do Norte;
- mercado norte-americano: a Agência Catalã de Turismo participará da Assembleia LGBTI+, que acontecerá em Atlanta, no mês de setembro. A agência também promoverá a Marca Catalunya Premium na Flórida, Las Vegas, Dubai, Catar e Arábia Saudita;
- missão comercial em Nova Iorque e Miami: essas duas cidades terão conexão direta com Barcelona durante o mês de outubro;
- Ásia-Pacífico: serão feitas várias apresentações a operadores turísticos de Pequim, Tóquio, Cingapura e Sydney (Austrália);
- Buy Catalunya: tradicional encontro comercial entre empresas e entidades do setor turístico catalão com operadores turísticos de vários mercados internacionais, cujo objetivo é comercializar a oferta turística catalã em outros países;
- Chile e Argentina: será realizado um workshop nas cidades de Santiago de Chile e Buenos Aires. Por conta da pandemia, as ações planejadas pela Agência Catalã de Turismo nesses países, iniciadas em 2019, não teve continuidade em 2020;
- para famílias: durante todo o ano, a Agência Catalã de Turismo apresenta propostas voltadas para famílias. Essas propostas, que fazem parte do programa Catalunya, hola família!, também promove a enogastronomia.