Federação Internacional de Entidades Catalãs completa 25 anos

Comunidade de catalães na capital de São Paulo é a terceira maior da América do Sul

Neste dia 2 de novembro, a FIEC, Federação Internacional de Entidades Catalãs, completa 25 anos. Desde 1996, a entidade tem por objetivo principal representar as comunidades catalãs ao redor do mundo, servindo de ponte entre elas e o governo da Catalunha.

Até o mês de agosto deste ano, a FIEC tinha Màrius Vendrell como presidente da entidade. Màrius, atual presidente da Associação Cultural Catalonia (centro cultural em São Paulo reconhecido pelo governo da Catalunha, bem como o Instituto de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio), liderou a FIEC de 2008 a 2021.

Vale a pena ler: Consulado do Mar de Barcelona se prepara para aniversário de 750 anos

O que a Federação Internacional de Entidades Catalãs fez ao longo de seus primeiros 25 anos?

Em seu site, a FIEC disponibiliza um histórico de publicações e atividades, datadas a partir do ano de 2013, e documentadas em arquivos de formato PDF.

Um dos marcos da FIEC foi a criação do Dia Internacional da Catalunha Exterior, comemorado no primeiro domingo após a Diada de Sant Jordi (evento celebrado no dia 23 de abril). Em 1997, a FIEC, em encontro que reuniu representantes de comunidades catalães do Cone Sul da América, propôs a criação de um dia dedicado aos catalães que, por diferentes motivos, deixaram sua terra. A proposta teve amplo apoio de comunidades catalãs da América e de outras partes do mundo. No ano seguinte, 1998, celebrou-se, pela primeira vez, o Dia Internacional da Catalunha Exterior.

Em 4 de março de 1999, o Parlamento da Catalunha aprovou uma resolução que oficializava o evento, ratificado pelo governo catalão em 6 de abril do mesmo ano.

Para cada ano, é organizado um concurso de criação de um cartaz comemorativo. O vencedor deste ano, conforme informado no portal Exterior.cat, foi Daniel Torres (residente na Alemanha).

Informações sobre a comunidade catalã no exterior

Além do histórico de atividades e publicações, a FIEC disponibiliza relatórios com estatísticas sobre a presença da comunidade catalã no exterior.

Em relação à presença de catalães no Brasil, registrados no Censo Eleitoral de Residentes Ausentes, e com direito ao voto na Catalunha, constata-se um crescimento contínuo de 1999 até 2021. De acordo com os dados mais recentes, de 14 de fevereiro deste ano, as capitais brasileiras com mais catalães são:

  • São Paulo (7709 catalães): é a terceira maior comunidade de catalães na América do Sul, apenas atrás de Santiago do Chile (8044) e Buenos Aires (16572);
  • Rio de Janeiro (1295 catalães)
  • Porto Alegre (681 catalães)
  • Brasília (537 catalães)
  • Salvador (510 catalães)

Em Portugal, as duas principais comunidades catalães estão situadas em Lisboa (574) e Porto (261).

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha