Como é o programa que pretende ampliar os espaços verdes de Barcelona?

O programa é uma das prioridades da atual prefeita da capital catalã, Ada Colau

Uma das principais preocupações da prefeita da capital da Catalunha, Ada Colau, é dotar a cidade de áreas mais ecológicas. Mais concretamente, o objetivo é transformar ruas de toda a área urbana da capital em pequenas “ilhas”. O Superilles é a proposta que, em 2022, deverá contar com um investimento de 20 milhões de euros para ampliar os espaços verdes de Barcelona.

Vale a pena ler: Barcelona promove programa de consumo ecológico e de proximidade

Mais pessoas e menos veículos em Barcelona

O projeto verde para a capital catalã não é recente. De fato, no ano de 2016, foi criada uma Superilla no bairro de Poblenou, situado no distrito de Sant Martí. A implantação do projeto nesse bairro foi um tipo de teste, que contou com a participação dos moradores por meio de opiniões e propostas. O objetivo foi disponibilizar mais espaços recreativos para os cidadãos, com criação de praças arborizadas, mesas de piquenique, feiras e áreas esportivas. Para mais detalhes sobre o projeto em Poblenou, acesse este endereço.

Em seguida, o programa Superilles se estendeu para os bairros de Horta (distrito de Horta-Guinardó) e Sant Antoni (distrito de Eixample). Agora, a ideia da Prefeitura de Barcelona é levar o projeto para regiões maiores da cidade. Nesse sentido, pretende-se “criar um mapa na cidade onde os cidadãos sejam protagonistas”, que ocuparão os espaços onde, hoje, são “ocupados por veículos particulares”.

Inicialmente, o projeto será implementado em algumas ruas que passam pelo distrito de Eixample, como as ruas Comte Borrell, Consell de Cent e Rocafort. Além da implantação no distrito de Eixample, a Prefeitura pretende expandir o projeto Superilles no distrito de Sant Martí, com a criação de redes de eixos verdes. Mais especificamente, serão realizadas obras nas ruas de Almogàvers, Bolívia, Puigcerdà, Zamora e Cristóbal de Moura.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha