Cataversum, novo canal de ensino de catalão para brasileiros

Cataversum é o novo canal de ensino de catalão para brasileiros – e falantes de língua portuguesa em geral. Criado em abril de 2020, a nova fonte  de ensino de língua catalã apresenta, também, conteúdos relacionados à história e cultura da Catalunha.

Os vídeos são apresentados por Carles, tanto em catalão quanto em português, e editados por Marcela. Em declarações ao Aqui Catalunha, Marcela contou como surgiu a ideia de um canal no YouTube dedicado ao ensino de língua catalã para falantes de português:

Quando eu vim pra cá (Catalunha), não sabia nada de catalão. Fiz o curso que o governo catalão oferece, quase gratuito, e vi que era muito fácil. Como o catalão e o português são muito parecidos, e já tenho facilidade para aprender línguas estrangeiras, há muito tempo insistia em criar um canal, mas o Carles sempre desconversava. Com a pandemia e a quarentena, sobrou mais tempo, e voltei a esse assunto. O Carles acabou aceitando, e gravamos o primeiro vídeo.

Vi que era uma coisa muito legal. Pra mim, que tinha vindo do Brasil e da língua portuguesa, eu queria mostrar para as pessoas que elas podiam aprender uma língua tão fácil e parecida com a portuguesa. E, também, mostrar um pouco dessa cultura que vi quando cheguei aqui.

Comecei a procurar coisas sobre comidas típicas da Catalunha, e outras coisas, mas não achava nada. Nem sabia se o tradutor (do Google) estava certo. Então, juntei duas coisas: eu queria ter acesso a essas informações – mas não conseguia -, e quando cheguei aqui, comecei a ter essas informações. Foi assim que surgiu a ideia.

Novo parceiro do Aqui Catalunha

Cataversum, que também está presente no Instagram e no Telegram, passa a integrar a lista de parceiros do Aqui Catalunha.

A lista de parcerias inclui Exterior.cat, Ràdio Amèrica Barcelona, Catalans FC, AMIC, Penya Barcelonista de São Paulo, Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, Associació Cultural Vibrant e Associação Cultural Catalonia, além de laços com Plataforma per la Llengua, e as delegações do governo da Catalunha na Argentina e em Portugal.

Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol

Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.

Apoie o Aqui Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha