Disney Plus não inclui a língua catalã em seu catálogo de filmes

A nova plataforma de filmes e séries on-line Disney Plus não inclui a língua catalã em seu catálogo. A denúncia foi divulgada pela Plataforma per la Llengua, organização que trabalha pelo fomento do uso do catalão em todos os âmbitos da sociedade. De acordo com a entidade, “a Disney se nega a incluir a versão em catalão dos filmes da companhia americana que já existem em língua catalã”.

Notícia relacionada: Novos celulares da Motorola incorporam a língua catalã

Versões em catalão são ignoradas pela Disney Plus

Na nota publicada, Plataforma per la Llengua argumenta que, apesar de a Disney ter as versões em catalão “de todos os filmes e conteúdos audiovisuais existentes na língua”, a nova plataforma, Disney Plus, optou por não inclui-las em seu catálogo. A organização lamenta que “os direitos linguísticos dos falantes de catalão sejam desrespeitados”, e que, em alguns casos, “há conteúdos dublados e legendados em outras línguas com menos falantes que a catalã”.

Um caso grave

Produções audiovisuais como Dumbo, Frozen: o Reino do Gelo, Toy Story 4, Cars e a maioria dos filmes da famosa saga Star Wars são algumas que já possuem versão em língua catalã. Plataforma per la Llengua questiona o fato de produções como essas, cuja responsável final pela dublagem em catalão é a própria Disney, ter sua inclusão na nova plataforma negada. A ONG considera esse “um caso grave”, e que a corporação americana “tem uma vontade ativa e manifesta de deixar a língua catalã de lado”. Para o presidente da Plataforma per la Llengua, Òscar Escuder, a atitude da Disney “mostra pouca empatia em relação à língua catalã”. Escuder também afirmou que “não esperava que a nova plataforma ocultasse versões que já tem, e que para ela seria fácil e ágil para publicar”.

A denúncia feita pela Plataforma per la Llengua coincide com a chegada de Disney Plus ao Estado espanhol nessa terça-feira. A nova plataforma competirá, por exemplo, com Netflix e HBO. Os conteúdos que os espectadores já podem ver são, principalmente, os produzidos pela própria Disney e suas filiais, como Pixar.

Reação nas redes sociais

Plataforma per la Llengua propõe que os cidadãos publiquem #DisneyPlusEnCatalà no Twitter. Além disso, anunciou que iniciará uma campanha comunicativa para denunciar publicamente a situação, e que entrará em contato com a Disney.

O portal Aqui Catalunha se compromete a colaborar com Plataforma per la Llengua, e já o faz por meio desta notícia e do #DisneyPlusEnCatalà no Twitter. Solicitamos aos nossos leitores a inserção desse hashtag em suas redes sociais. Basta de discriminação linguística.

LEMBRETE EDITORIAL (Coronavírus)

Mobilizem-se, do jeito que puderem: com contatos, informações, fabricações… colaborem como puderem. Olhem o que tem acontecido na Europa, especialmente na Catalunha, na Espanha e na Itália. Sigam as recomendações de higiene, e fiquem em casa. Quanto mais tempo demorarmos para seguir ao pé da letra todas as recomendações, mais tempo estaremos nessa incômoda situação. Façam a sua parte.

Saiba como ser assinante do Aqui Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha