Apresentação em Lisboa da antologia de poesia catalã “Resistir ao Tempo”

“Resistir ao tempo – antologia de poesia catalã” reúne a obra de mais de 80 autores catalães, um livro de especial relevância para o conhecimento e difusão das vozes desse território

A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal organiza a sessão de lançamento do livro “Resistir ao tempo – antologia de poesia catalã” com tradução e organização de Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes, e edição da Assírio & Alvim.

O evento decorrerá no dia 18 de junho às seis da tarde no jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta da capital portuguesa e contará também com  leitura de poemas interpretados pelas atrizes Lavínia Moreira e Alexandra Freudenthal acompanhadas à guitarra portuguesa por Tiago da Neta.

O Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis, será o responsável pela abertura do evento com um discurso institucional.  Em seguida, Vasco David, editor da Assírio & Alvim, apresentará o livro.

“Resistir ao tempo – antologia de poesia catalã” é uma edição bilingue em catalão e português que reúne 87 autores, desde o pioneiro Ramon Llull (1232–1316) aos contemporâneos Manuel Forcano e Gemma Gorga. Volvidos mais de vinte anos desde o último esforço para dar a conhecer uma antologia de poesia catalã aos leitores portugueses, trata-se de um novo fôlego na promoção da cultura desse território prenhe de vozes singulares. Desde as suas origens até à atualidade, esta antologia entrega-nos uma nova Catalunha por descobrir.

O público  que assistirá ao evento quer presencialmente, quer online (através das contas do Facebook da Delegação do Governo e da Assíro & Alvim) poderá saber mais sobre a literatura catalã em Portugal com uma conversa entre a Comendadora Manuela Ribeiro, organizadora do Correntes d’Escritas; Santiago Pérez Isasi, investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e Àlex Tarradellas, tradutor de Resistir ao tempo – antologia de poesia catalã.

Este ato enquadra-se no trabalho de difusão da cultura e língua catalãs da Delegação do Governo da Catalunha em Portugal. “O lançamento desta antologia representa um documento de alto valor para a promoção e o conhecimento dos poetas catalães no território português”, sublinha o Delegado Rui Reis.

Vale a pena ler: A música na época de Ramon Llull, nova palestra sobre cultura catalã

_ Comunicado gentilmente repassado pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal ao portal de notícias Aqui Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha