Widget Image
19/09/2021

Visita virtual à Casa Museu Verdaguer

Visita virtual à Casa Museu Verdaguer

Que tal uma visita virtual à Casa Museu Verdaguer? Atualmente, vários são os centros artísticos e históricos que oferecem ao público a chance de visitar e conhecer, à distância, obras, biografias e construções marcantes. Agora, a Fundação Jacint Verdaguer abre as portas da Casa Museu Verdaguer para que pessoas de todas as partes do mundo possam conhecer um pouco mais da vida do poeta catalão.

Vale a pena ler: 5 curiosidades sobre a Virgem de Montserrat, padroeira da Catalunha

Faça a visita aqui

Como é a visita virtual à Casa Museu Verdaguer?

À esquerda da tela, os visitantes encontrarão um guia dividido em 14 partes, que mostram, em 360º o interior de cada espaço da Casa Museu Verdaguer. A visita também inclui pequenos vídeos complementares, que podem ser vistos na mesma página.

Algumas paredes possuem textos ligados ao poeta, apresentados com alta nitidez, facilitando a leitura e aumentando a sensação de estarmos fisicamente no local. Esses textos estão disponíveis para download em quatro idiomas: catalão, espanhol, inglês e francês. A apresentação da vida de Jacint Verdaguer também está disponibilizada em língua de sinais, por meio da ativação automática de vídeos em alguns espaços da Casa Museu.

No primeiro andar, nos deparamos com uma exposição permanente, com murais que descrevem a Casa Museu Verdaguer, bem como a infância, a vida do poeta no município de Folgueroles, sua etapa de plenitude e etapa final. Na entrada, destacam-se uma poltrona para leitura e uma estante com livros à venda embutida na parede.

No segundo andar, os visitantes verão o dormitório, que fica diante da cozinha. No quarto, há uma cama de solteiro, um berço, um andador, uma escalfeta e uma cômoda. Vale a pena lembrar que as peças são do século XIX. Jacint Verdaguer viveu entre os anos de 1845 e 1902.

No terceiro andar, encontramos a exposição ‘Dois criadores. Verdaguer Perejaume’, dedicada às obras de Jacint Verdaguer e do poeta e pintor Pere Jaume Borrell i Guinart, mais conhecido como Perejaume. Em 2011, em trabalho conjunto com a Fundação Jacint Verdaguer e a Feira Mediterrânea de Manresa, o artista Perejaume dedicou um recital a todas as composições musicais escritas por Verdaguer. Entre essas composições, está a cantada pelo coro litúrgico Escolania de Montserrat, no mosteiro da Mãe de Deus de Montserrat.

A Casa Museu Verdaguer também possui uma pequena biblioteca, cujo catálogo pode ser acessado neste endereço.

Opinião sobre a visita virtual

Acreditamos que esta seja uma excelente oportunidade para que os leitores de língua portuguesa (e de outras línguas) possam conhecer um pedaço da história, cultura e arte catalãs. Em tempos como estes, marcados pelas restrições sanitárias, precisamos aproveitar oportunidades como estas, descritas nesta publicação. A melhor forma de lidarmos com a escuridão do presente é conhecermos e aprendermos com o passado, e nutrirmos nossas mentes com esperança. Tudo isso tem a ver com cultura, elemento essencial para todas as pessoas, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!