Milhões de arquivos em catalão na Biblioteca do Congresso dos EUA

A Catalunha está amplamente presente no mundo, e uma das provas disso são os mais de 10 milhões de arquivos em catalão na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Entre os documentos, há mapas, jornais, livros e partituras. A instituição, com sede em Washington, passa por um processo de digitalização dos arquivos de áudio, e entre eles, há vozes de diversos escritores catalães.

Publicação relacionada: A vocação internacional da Catalunha – parte 1

Mais que milhões de arquivos em catalão, um legado

Os arquivos em língua catalã da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos estão distribuídos em quinze salas de leitura e investigação, com base no formato e na temática. Trata-se de um legado quase milenar, como a cópia da obra ‘Crònica’, do cronista e político Ramon Muntaner, escrita entre 1325 e 1328. Na coleção, também está a cópia do primeiro livro da enciclopédia Lo Crestià, escrito por Francesc d’Eiximenis entre 1379 e 1381.

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tem mais de 200 anos, e foi idealizada por Thomas Jefferson. Nela, estão guardados mais de 170 milhões de documentos. Desse total, 40 milhões são livros, escritos em 483 idiomas.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?