Publicado relatório quantitativo sobre o uso da língua catalã

Mais publicações

Nesta semana, a Plataforma per la Llengua, ONG que tem por objetivo promover o catalão como ferramenta de coesão social e como língua comum, divulgou o seu relatório quantitativo anual sobre o uso da língua catalã. De acordo com o presidente da organização, Òscar Escuder, “o estado da língua, em relação ao seu uso social e aos direitos linguísticos, é preocupante”. Os dados, segundo Escuder, “demonstram como as administrações públicas tratam a língua catalã, mas também a percepção que os usuários têm dela”. Como exemplo, Escuder cita a seguinte constatação: “apenas 2 de cada 10 falantes de catalão se sentem seguros falando em sua língua diante de um juiz que se comunique em espanhol”. Além disso, de acordo com as informações publicadas no relatório, “6 de cada 10 falantes de catalão acreditam que falar em sua língua com um juiz que se comunique espanhol poderia causar problemas”.

Notícia relacionada: Milhões de arquivos em catalão na Biblioteca do Congresso dos EUA

A língua catalã nos demais setores da sociedade

Em suas 55 páginas, o relatório da Plataforma per la Llengua expõe os números do uso do catalão em diferentes setores sociais: meios de comunicação, cultura, empresas e serviços, educação, justiça e Internet e novas tecnologias. O documento pode ser acessado neste endereço, mas o Aqui Catalunha apresenta aos seus leitores alguns dos principais pontos:

Meios de comunicação

Em dez anos, a transmissão televisivas em catalão das partidas de futebol do FC Barcelona despencou de 19,5% para 3,5%. As principais razões para essa queda são “o aumento do número de plataformas de transmissões pagas e as dificuldades para a renovação dos direitos de transmissão das televisões públicas”.

Cultura

Em 2018, foram 154 obras para a língua catalã. Por outro lado, 78% das subvenções outorgadas pelo Institut Català de les Empreses Culturals (do Departamento de Cultura da Generalitat de Catalunya) às produções de longa-metragem cinematográficas, foram concedidas a obras audiovisuais cuja versão original não era em catalão.

Empresas e serviços

Entre 70% e 90% dos pacientes adequam sua língua de acordo com a falada pelos trabalhadores dos centros clínicos (catalã ou espanhola). 77,1% deles utilizariam o catalão se os trabalhadores desses centros se dirigissem a eles nessa língua.

Outro dado relevante publicado no relatório está relacionado aos idiomas que a empresa de brinquedos Playmobil usa nas embalagens. No Estado espanhol, a empresa distribui seus produtos com instruções em 26 línguas. O catalão não está presente, apesar de ter mais falantes do que 10 das 26 línguas utilizadas.

Educação

Apenas 14,6% das conversas dos alunos da Educação Secundária Obrigatória na hora do intervalo são em catalão. A análise foi feita em 50 centros educativos das regiões urbanas da Catalunha. No âmbito universitário, apenas 1 de 10 teses de doutorado é produzida em língua catalã.

Justiça

Além das informações apresentadas na introdução desta notícia, há outros dados do âmbito jurídico que merecem destaque. Apenas 24,3% das aulas de Direito na Universitat de les Illes Balears são ministradas em catalão. No mestrado, a quantidade cai para zero.

Em relação ao número de sentenças judiciais escritas em catalão, mais um dado alarmante: em 2017, somente 8,2% foram escritas na língua, o pior índice desde 2001.

Internet e novas tecnologias

A Viquipèdia, versão catalã do Wikipedia, atingiu a marca de 600 mil artigos publicados. Em relação ao número total de artigos, a versão catalã do Wikipedia ocupa a posição de número 20 na classificação. Além disso, o catalão é uma das 16 línguas oficiais da plataforma de mensagens Telegram, e é uma das 40 do novo tradutor simultâneo do Google.

Loja virtual do Aqui Catalunha. Acessem!

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -