O FC Barcelona e o Institut Ramon Llull chegaram a um acordo de renovação da parceria que tem por objetivo, desde 2012, internacionalizar a língua e cultura catalãs. Esse trabalho é realizado pela organização de atividades acadêmicas e culturais, relacionadas com o Barça e a cultura catalã, em universidades no exterior que oferecem estudos de catalão, inseridas na #XarxaLlull. Alguns dos eventos promovidos pelas duas atividades aconteceram na Universidade de Glasgow (Escócia), na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris III (França), e na Universidade de Turim (Itália), além de uma Feira do Livro em Varsóvia (Polônia).
A renovação do acordo, que valerá até 2020, foi ratificada em uma reunião em um dos escritórios no Camp Nou, nesta segunda-feira. Representando o FC Barcelona, estiveram o presidente Josep Maria Bartomeu, e a responsável pela área cultural do clube, Teresa Basilio. Por parte do Institut Ramon Llull, compareceram sua diretora, Iolanda Batallé, e o gerente Josep Marcé.
Iolanda Batallé: “Uma oportunidade única”
Para Teresa Basilio, a renovação do acordo “é uma oportunidade de continuar difundindo a cultura catalã e o Barça ao redor do mundo“. Em relação às próximas atividades, Teresa comentou que começarão “uma nova etapa em novembro, em Milão“, onde apresentarão os projetos do Barça Innovation Hub.
Segundo a diretora do Institut Ramon Llull, “somar com o Barça, entendendo Barça e esporte como cultura, é importantíssimo“. Sobre o papel do instituto, Iolanda Batallé disse que “colabora com mais de 150 universidades de todo o mundo, e poder oferecer atividades ao lado do FC Barcelona é uma oportunidade única“.