Resumo da Assembleia de Sócios do FC Barcelona

    Nesse sábado, a Assembleia Geral de Sócios Compromissários do FC Barcelona aprovou o balanço econômico do clube. A instituição arrecadou, na temporada passada, 914 milhões de euros, e para a atual, é estimada uma arrecadação de 960 milhões de euros, o que consolida o FC Barcelona como a instituição esportiva que mais arrecada no mundo.

    Enric Tombas, na apresentação sobre o balanço econômico do clube

    Os números da economia do clube

    O vice-presidente e tesoureiro do clube, Enric Tombas, destacou que “os 914 milhões de euros são uma cifra recorde para o FC Barcelona e o mundo do esporte“. Quanto às despesas, foram gastos 882 milhões de euros, deixando, portanto, um superávit de 32 milhões de euros. Já são oito anos consecutivos com saldos positivos.

    Enric Tombas também destacou a boa gestão efetuada em patrocínios, merchandising e promoção: na temporada passada, o clube arrecadou 299 milhões com atividades de marketing.

    Atualmente, o clube possui uma dívida de 157 milhões de euros que, descontados os investimentos do projeto Espai Barça, caem para 120 milhões. Enric Tombas concluiu: “Esses números nos permitem comprovar a solvência do clube e continuar avançando com o projeto Espai Barça“. Os números finais da aprovação do balanço econômico do FC Barcelona foram: 721 votos a favor, 98 votos contra, e 51 em branco. Todos os detalhes podem ser encontrados aqui.

    Orçamento para a temporada 2018/19

    O diretor executivo do clube, Òscar Grau, foi o responsável pela apresentação do orçamento do FC Barcelona para esta temporada: 960 milhões de euros arrecadados e 929 milhões de despesa. Sobre esses números, o diretor comentou: “Nenhum clube tem esse orçamento. Somos o clube esportivo com a maior arrecadação no mundo, que nos deixam perto da barreira do 1 bilhão, uma cifra planejada para ser atingida em 2021, mas tudo indica que podemos atingi-la antes“.

    Em relação aos investimentos para esta temporada, Òscar Grau disse que serão destinados 72 milhões de euros para o projeto Espai Barça. Os números finais da aprovação do orçamento do FC Barcelona foram: 680 votos a favor, 82 contra, e 62 em branco. Todos os detalhes podem ser encontrados aqui.

    Aprovados os novos membros na junta diretora e desaprovada uma proposta de reforma nos Estatutos do clube

    Ratificações de novos diretores e outras votações

    Além dos números que mostraram a boa saúde econômica do FC Barcelona, os sócios votaram em outros pontos abordados na Assembleia. Foi ratificada a nomeação dos novos diretores da junta diretora, designados no ano passado. Josep Pont, Jordi Argemí e Marta Plana foram aprovados com 323 votos a favor, 121 contra, e 44 em branco.

    Foram feitas duas votações referentes à reforma de alguns pontos dos Estatutos. Na primeira, foram votadas reformas de cunho social, que receberam o apoio de uma ampla maioria. Algumas das mais importantes foram: a) modificação da nomenclatura de algumas seções esportivas do clube; b) todos os dias do calendário, exceto domingos e feriados em Barcelona, serão considerados úteis; c) especificação da nova organização e funcionamento das penyes do clube. Na segunda votação, os sócios decidiram não ratificar a reforma dos artigos 20º e 66º dos Estatutos do Clube, em que era proposta a eliminação da seção c) do artigo 66º,  referente à limitação da junta diretora para superar os 10% do limite de endividamento em forma de crédito ou empréstimo. Para a aprovação das reformas, era preciso que dois terços dos sócios presentes votassem a favor. O resultado desta votação foi este: 247 votos a favor, 201  contra, e 56 em branco.

    Reflexão sobre a atualização do escudo do FC Barcelona

    A junta diretora do clube decidiu retirar um dos pontos que seriam abordados na Assembleia, relacionado com a atualização do escudo do FC Barcelona. Será aberto um processo de reflexão interna que avaliará o sentir majoritário dos sócios, que se manifestaram contra a proposta de atualização ou a favor da realização de um referendo, a fim de que toda a massa social ligada ao clube possa votar. O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, anunciou a decisão da retirada desse ponto da Assembleia e uma “reflexão interna para saber como conjugar a história e a tecnologia com os sentimentos e a emoção“.

    Josep Maria Bartomeu: “Hoje, o Barça é mais forte, mais sustentável, mais comprometido e solidário do que nunca”

    Momento do discurso do presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu

    A Assembleia Geral começou com um discurso do presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, sobre as conquistas esportivas do clube em suas três temporadas à frente da instituição. Segundo Bartomeu, “os três primeiros anos apresentaram dificuldades de todos os tipos“, mas o clube “foi fiel às suas convicções“, e “hoje, o Barça é mais forte, mais sustentável, mais comprometido e solidário do que nunca“. Em relação à participação social da entidade, o presidente afirmou que “o clube defendeu valores inegociáveis: a liberdade de expressão, o direito de decidir, e a vontade de estar sempre ao lado do que a maioria do povo catalão decida“. Sobre a atual situação política na Catalunha, Bartomeu se mostrou a favor de que “seja resolvida por meio de um processo de diálogo e negociação política“. Nesse sentido, o presidente foi claro: “Somos contra a aplicação das prisões preventivas, tanto no caso dos políticos catalães quanto no dos líderes de entidades cívicas“.

    Sobre a faceta esportiva, Bartomeu detalhou as conquistas do clube ao longo dos três primeiros anos de seu mandato: “49 títulos em três anos, sendo dois doblets do time principal de futebol“. O presidente também teve tempo para destacar a criação de um time de futebol feminino “profissional e competitivo“, o projeto formativo Masia 360, o bicampeonato da Champions Youth League, a cifra de 1 milhão e meio de pessoas beneficiadas pelos programas da Fundació Barça, e a criação do Barça Innovation Hub.

    Temporada 2017/18, notável

    A última temporada do FC Barcelona também foi destaque no discurso de Bartomeu. Ao todo, foram conquistados 19 títulos, entre eles os seis títulos de Copa do Rei e da Rainha ganhos em todas as seções esportivas. Sobre o elenco principal de futebol, Bartomeu destacou a conquista da sétima liga nacional em dez anos, e da quarta Copa do Rei consecutiva. Elogiou o atual técnico do time masculino de futebol, Ernesto Valverde: “Um professional de prestígio e que acredita em nosso modelo“. Em relação a Iniesta, afirmou que “tem o seu espaço no clube, e voltará“. O presidente também teve boas palavras para Juan Carlos Navarro, estrela do basquete azul-grená que se aposentou ao final da última temporada: “Merece ser lembrado pelas futuras gerações“.

    De olho no futuro: ganhar títulos, reinar na Europa e desenvolver La Masia

    Bartomeu prevê “cenários de grande complexidade” e que, portanto, será preciso “consolidar o projeto e enfrentar os desafios com valentia“. Quanto aos títulos, o presidente afirmou que o objetivo é “seguir ganhando, ver Messi levantando todos os títulos“. Em relação à La Masia, o dirigente disse que “os garotos devem ter como meta chegar ao elenco principal“. Bartomeu também foi claro quanto ao modelo do clube: “Temos um modelo esportivo, social e de gestão própria, um modelo de clube, e temos uma fundação que é referência. Queremos ser diferentes“.

    Para os próximos anos de sua gestão à frente do FC Barcelona, Bartomeu afirmou que as prioridades serão o contínuo crescimento econômico, exploração de novas vias de negócio, fidelização dos 300 milhões de fãs que o clube tem pelo mundo, exploração das futuras instalações do Espai Barça e de novos mercados. O presidente ressaltou, também, a importância e objetivo da Fundació Barça: “Queremos que, até 2020, as atividades da Fundação cheguem a 2 milhões de crianças”.

    Na primavera (europeia) de 2019, será inaugurado o Estadi Johan Cruyff

    O papel dos sócios e o Espai Barça

    Como era esperado, Josep Maria Bartomeu destacou a importância de seus milhares de sócios, e o projeto patrimonial Espai Barça. “Os sócios são o centro de tudo. Queremos que vivam a vida do clube, e colaborem com ideias“, afirmou.

    A construção do Espai Barça, de acordo com Bartomeu, “é uma complexa operação que, graças às gestões realizadas, tem as aprovações da prefeitura de Barcelona e do governo catalão“. O presidente qualificou o projeto como “o maior projeto esportivo e patrimonial do mundo atualmente“. Em pouco tempo, será inaugurado o Estadi Johan Cruyff, o “templo do futebol formativo e do futebol feminino“. Após essas palavras, foi exibido um vídeo que mostrava a evolução das obras e uma recriação do processo de construção do Estadi Johan Cruyff, do futuro Camp Nou e do Campus Barça.

    Por último, o presidente afirmou que o objetivo dos próximos anos de seu mandato é “continuar sendo sustentáveis, pioneiros, inovadores e solidários” e, por isso, pediu aos sócios “seguir adiante e estar juntos, para que mais títulos sejam conquistados, para que o Barça siga sendo mais que um clube, o melhor clube do mundo“.

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here