Páginas da imprensa da Catalunha: uma proposta e uma voz

    00_hemeroteca_veus_de_catalunya_logos_gat.jpg

    Desde a sua criação, o Aqui Catalunha assume o compromisso de ser uma voz confiável e constante, em língua portuguesa, de uma nação que aspira a ser um Estado em forma de República. Brasil e Catalunha criaram diferentes tipos de laço ao longo dos anos, mas algo faltava para que pudéssemos enxergar uma presença catalã consolidada em terras brasileiras. Atualmente, a palavra ‘Catalunha‘ ainda é bastante relacionada à ligação com a Espanha, país de destino de muitos brasileiros, e muito presente no Brasil. Sejamos realistas: as touradas de Madri – assassinas – são bem mais conhecidas que os castellers catalães, bem como a dança flamenca, quando comparada com a sardana catalã. O FC Barcelona, mais que um clube, tem grande mérito na internacionalização da Catalunha, e com o Institut Ramon Llull, tem desempenhado um papel cada vez mais importante na divulgação da língua e cultura catalãs pelo mundo. No âmbito estritamente futebolístico, jogadores como Ronaldinho e Neymar – aliados às facilidades tecnológicas – fizeram com que muitos brasileiros, por meio da TV e da Internet, se sentissem atraídos pelo clube catalão. A Penya Barcelonista de São Paulo, a única torcida oficial do Barça no Brasil, também contribui, há quase quinze anos, com essa divulgação. Em alguns casos, a atração superou os limites do campo de futebol, e abraçou a Catalunha, com sua cultura, língua e história. É aqui, nessa outra dimensão de proximidade, que nasce a vontade de ir a fundo: surge a investigação.

    Catalunya-informació-300x300.png
    A proposta do Aqui Catalunha é que a informação sobre o cotidiano catalão tenha a divulgação que merece

    Investigar é dar uma oportunidade ao menos conhecido

    Qualquer tipo de investigação é um processo detalhista, e tem o poder de engrandecer o que é, até o momento, bem pequeno. Uma lupa. O jornal Aqui Catalunha é desenvolvido para ser a lupa para quem busca conhecer os detalhes e acontecimentos em uma terra que é bem mais do que futebol e praia espanhóis. Seguindo o espírito vanguardista catalão, este meio de comunicação também desafia os jornais de maior circulação no Brasil, que empregaram, em várias publicações, o uso do termo pejorativo “separatistas” para se referirem aos cidadãos e líderes políticos que defendem a independência da Catalunha, que trataram Carles Puigdemont e os demais líderes do governo catalão como “foragidos da justiça”. Uma justiça altamente politizada. Isso não é justiça. Há mais de um ano, a democracia no Estado espanhol tem sido um mero rascunho. Ataques à liberdade de expressão, repressões e prisões para aqueles que defenderam um dos direitos mais fundamentais que existem: a autodeterminação. Os maiores jornais – impressos e televisivos – brasileiros, entretanto, abordam o conflito político entre Catalunha e Espanha de modo superficial, deixando de lado os fatos menos conhecidos que ajudam a compreender melhor o ponto de vista independentista e republicano. A Catalunha independente será um exemplo de país plural, sustentável e digno. Uma inspiração para o mundo.

    O papel de investigar o dia a dia do conflito político, denunciando os ataques do Estado espanhol e mostrando o potencial da Catalunha é exercido por jornais locais, como ARA, El Punt Avui, El Nacional e Vilaweb (na Catalunha). Existe, porém, uma série de jornais que contaram a vida da Catalunha, com publicações cuja circulação foi extinta, mas que podem ser consultadas digitalmente.

    La-Veu-de-Catalunya-225x300.png
    Veu de Catalunya, La. Any 01, núm. 001-15 (1-15 gen. 1899) – Fonte: Arxiu Històric de la ciutat de Barcelona / Biblioteca de Catalunya

    Contar o que contaram os jornais catalães antigos, no Aqui Catalunha

    A fim de dar maior significado e consistência à missão deste jornal, serão publicados, em breve, artigos baseados nas notícias divulgadas nas páginas de centenas de jornais que contaram os acontecimentos na Catalunha. Notícias, propagandas, imagens, conteúdos que datam do início do século XIX, relatos dos primeiros anos do século XX. Grande parte desses jornais já não existe, mas a tecnologia permite que voltemos no tempo, e vivamos um pouco dos anos tão distantes dos atuais. A história ainda mais desconhecida do cotidiano catalão.

    A nova série tem como inspiração um jornal que, por 168 anos, esteve em circulação na Catalunha. Fundado em 1850, o Diari Vilanova era o mais antigo no território catalão. Por muitos anos, ele foi escrito em espanhol, e a partir de 1976, com a chamada Transição Espanhola para a democracia, após os anos de ditadura franquista, passou a ser publicado, também, em catalão. Em 5 de maio de 2018, por problemas econômicos, o Diari Vilanova fechou as portas. Uma semana depois, entretanto, voltou às bancas com uma identidade reformulada: DV El Diari de la Ciutat.

    Esta nova série também é inspirada no jornal em catalão que por mais tempo (1899 – 1937) circulou na Catalunha, o La Veu de Catalunya, de Barcelona. A Voz da Catalunha, no Brasil, no Aqui Catalunha.

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here