Os Estados Unidos abrem as portas para a Catalunha

    Catalonia.png

    A Catalunha chegou aos Estados Unidos. Até o dia 8 de julho, o Smithsonian Folklife Festival será a casa da cultura catalã nas terras norte-americanas. O evento é organizado pela Smithsonian Institution’s Center for Folklife and Cultural Heritage, que desde 1967, expõe gratuitamente ao público a essência das tradições culturais modernas espalhadas pelo mundo. Até hoje, já recebeu 23 mil representantes culturais, como músicos, cozinheiros, contadores de histórias, artesãos, entre outros.

    Artigo relacionado: A Associação Cultural Catalonia Brasil

    Programação do Smithsonian Folklife Festival

    Ao longo destes 51 anos, o Smithsonian Folklife Festival trouxe à tona as particularidades culturais de mais de noventa nações, de todas as regiões dos Estados Unidos, e mais de cem grupos indígenas americanos. Geralmente, a programação é dividida em atividades que acontecem durante todo o dia. Danças, apresentações musicais, artesanatos, culinária, pinturas e sessões de debate cultural são os grandes destaques do Smithsonian Folklife Festival. O evento sempre acontece durante duas semanas do verão, entre o final de junho e o início de julho.

    Catalunha, uma das protagonistas

    DgsKVeMWAAAvO0i-300x200.jpgNa edição 2018 do festival, a Catalunha é uma das estrelas do evento. A frase escolhida para definir a Catalunha neste festival foi “Tradition and creativity from the Mediterranean” (Tradição e creatividade do Mediterrâneo). Confiram, neste cronograma, os horários das apresentações culturais catalãs. Até agora, um dos grandes destaques do mundo das tradições da Catalunha têm sido os castellers, que são torres humanas.

    No site do festival, é feito um resumo sobre diferentes temas ligados à Catalunha, como sua história, língua, arte, empreendedorismo, pluralidade cultural, criatividade, estilo de vida, natureza, e integração (no site, a Catalunha é descrita como um “país d’acollida” – país de acolhimento).

    O Smithsonian Folklife Festival de 2018 conta também com exposições da cultura da Armênia e da rica produção de artesanatos oriundos da África. Para manter-se por dentro das apresentações, por meio de imagens e vídeos, curtam sua página no Facebook,

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here