Netflix estreia primeiro filme com dublagem em catalão

Mais publicações

No dia 30 de abril, a Netflix estreou o primeiro filme com dublagem em catalão, intitulado A família Mitchell contra as máquinas. O filme é uma comédia de ação sobre uma família excêntrica e desestruturada que possui um grande desafio: salvar o planeta do apocalipse robótico. Por enquanto, a possibilidade de assisti-lo em catalão está disponível apenas no território catalão.

Vale a pena ler: FilminCAT, a plataforma de filmes e séries em catalão

O papel da Direção Geral de Política Linguística

A Direção Geral de Política Linguística do governo da Catalunha mantém relações com empresas audiovisuais a fim de que as produções que já disponham de dublagem ou legendagem em catalão sejam distribuídas a plataformas como Netflix. De fato, faz tempo que o departamento de Política Linguística negocia com a gigante norte-americana para aumentar a oferta de conteúdos em língua catalã na plataforma.

Segundo informa a Direção Geral de Política Linguística, 78% dos catalães querem filmes e séries com dublagem em catalão nas plataformas digitais, canais de televisão tradicionais e nas salas de cinema.

Em relação aos catalães que usam a língua catalã de maneira habitual, 93% deles desejam que haja mais filmes e séries dublados em catalão. O número baixa para 65% entre os catalães que têm o castelhano como língua habitual.

Vale a pena ler: Rádios em catalão no portal Aqui Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha