Netflix promete incluir 70 produções com dublagem e legendas em catalão a cada ano

Goveno da Catalunha considera o anúncio da Netflix "um notícia muito boa", mas que representa "apenas um primeiro passo"

A plataforma de séries, documentários e filmes Netflix anunciou que, a cada ano, 70 novas produções terão dublagem e legendas em catalão. De acordo com fontes da plataforma, essas produções dubladas e legendadas em catalão serão incorporadas “progressivamente”, e todas estarão disponíveis “até o fim do ano”.

Vale a pena ler: FilminCAT, a plataforma de filmes e séries em catalão

Governo da Catalunha considera “uma notícia muito boa” o anúncio da Netflix

Atualmente, a presença de produções em catalão na Netflix é pouco mais que nula: 0,5%, um percentual que corresponde a 30 títulos, tal como é informado no relatório do Conselho do Audiovisual da Catalunha (página 22), publicado em 1º de janeiro deste ano. Por isso, o anúncio da plataforma norte-americana é vista com bons olhos pelo governo da Catalunha, mais especificamente o departamento de Cultura.

Segundo Natàlia Garriga, conselheira desse departamento, a inclusão de dublagem e legendas em catalão em 70 novas produções anuais é “uma notícia muito boa”, mas esclarece que é “apenas o primeiro passo”.

A promessa da Netflix, que também vale para as línguas basca e galega, representa, para Natàlia Garriga, “um exemplo para as demais plataformas”. Nesse sentido, a conselheira do departamento de Cultura “encoraja” as plataformas de streaming a “serem produtoras e coprodutoras de projetos audiovisuais originalmente em catalão”.

Vale a pena ler: Filme catalão é o vencedor do Festival Internacional de Cinema de Berlim

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha