Yves-François Blanchet, líder do Bloc Québécois, enviou uma mensagem ao povo catalão, incentivando-o a “aplicar o direito à autodeterminação quando quiserem”. Leiam, a seguir, a tradução do discurso do líder canadense.
Também quero exigir, em nome da decência, em nome da democracia, a libertação dos líderes independentistas detidos pela Espanha por delito de opinião, pelo exercício da liberdade, de expressão e da reivindicação dos direitos democráticos. Desejo a vocês a solidariedade, desejo a vocês a coragem, e os ofereço o apoio de todos os quebequenses que querem a sua própria independência nacional. Obrigado.“
Vale a pena ler: Conflito entre Catalunha e Espanha chega ao Parlamento alemão
Declaração de Yves-François em 2019 pela libertação dos líderes independentistas
Em 2019, o líder canadense, cujo partido havia conseguido ótimos resultados na eleições do país (passou de 10 a 32 deputados na Câmara), exigiu ao Estado espanhol a libertação dos líderes independentistas catalães. O discurso de Yves-François foi feito em 22 de outubro, apenas oito dias após a sentença contra os líderes políticos e civis catalães.
Yves-François exigiu, “de maneira formal e solene, a liberdade dos líderes independentistas catalães”, e uma intervenção do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Blanchet também exigiu o fim da violência contra os manifestantes “de uma das nações mais pacíficas do mundo”, e defendeu o direito à autodeterminação catalã. Ao fundo, gritos de “Liberdade, liberdade, liberdade!”.