Contos infantis catalães – Quem é Teo?

Mais publicações

A literatura catalã, como todas as de outros países, é formada por um grande acervo dedicado ao público infantil. Alguns personagens dessa parte do mundo literário são bem antigos, como o Patufet, o protagonista da revista de contos que leva o seu nome, publicada pela primeira vez em 3 de janeiro de 1904. Outros, porém, são bem mais recentes, mas já bastante enraizados no imaginário popular catalão. Conheça o garoto que vai a diversos lugares, e faz parte da leitura das crianças da Catalunha desde 1977. O nome dele é Teo.

Teo descobre o mundo

Contos infantis catalães: quem é Teo? - Teo vai à escola - Aqui Catalunha

Em 1977, Asunción Esteban e Carlota Goyta, até então dedicadas ao desenho gráfico e ao interiorismo, receberam uma proposta de criação de uma história infantil. Para isso, deveriam, logicamente, pensar em um personagem que cativasse a imaginação de seus leitores. As ilustradores desenharam vários personagens possíveis, e pediram a opinião de várias crianças. Teo e sua família começavam a existir.

De acordo com as criadoras, cujo pseudônimo nas obras sempre foi Violeta Denou, o garoto Teo é como qualquer outra criança, e por meio dele queriam transmitir um importante valor para o público infantil: o respeito. Há mais de 40 anos, o menino ruivo e de macacão alaranjado ensina muitas coisas a muitas crianças, servindo como um guia didático e pedagógico, e mostrando o dia a dia de uma criança divertida, travessa e com bom coração. A primeira coleção foi Teo descobreix el món (Teo descobre o mundo), e continha três contos: Teo vai de trem, Teo no parque natural, e Teo vai ao mercado.

Até o ano de 2017, quando Teo completou 40 anos, mais de 150 volumes haviam sido publicados, e mais de 6 milhões de exemplares haviam sido vendidos. Os livros sobre Teo já foram publicados em treze idiomas. Em 1996, ganhou um formato televisivo.

Os livros da coleção Teo descobreix el món pode ser vista no site Grup62. Já no site dedicado a ele, vocês encontrarão jogos, a apresentação dos membros da família do Teo, e outros recursos de aprendizagem e ensino.

Teo também está presente em outras produções catalãs. Em dois episódios da série Crackòvia, da TV3, o personagem de Carles Puyol aparece com um livro na mão. Ambos mostram Teo, mas em situações ligadas ao futebol. Na capa de um dos livros, vê-se “Teo vai à UEFA“; na outra, “Teo vai à Champions“.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -