Widget Image
19/09/2021

Governos da Catalunha e de Andorra acertam convênio cultural

Governos da Catalunha e de Andorra fecham acordo cultural
A conselheira da Cultura do governo da Catalunha, Mariàngela Vilallonga, e a Ministra da Cultura de Andorra, Sílvia Riva González, realizaram, nessa quarta-feira, uma reunião que serviu para estabelecer as bases de um acordo de colaboração em matéria cultural, e para fortalecer ainda mais o vínculo entre os dois governos.
 
O dia serviu também para formalizar a renovação por dois anos do convênio de Faber Andorra, um projeto conjunto do Governo de Andorra e do Institut Ramon Llull, iniciado em 2019. A reunião aconteceu durante uma visita institucional ao Ministério da Cultura e do Esporte de Andorra, de que também participaram a Ministra das Relações Exteriores de Andorra, Maria Ubach, e a diretora do Institut Ramon Llull, Iolanda Batallé.
 
Os dois governos, conforme explicado pelo Departamento de Cultura em um comunicado, expressaram o desejo de “continuar trabalhando juntos para promover o conhecimento da língua e da cultura catalã, o patrimônio material e imaterial, para colaborar em matéria de arquivos, museus e bibliotecas, aumentar a visibilidade das artes cênicas, e garantir uma maior acessibilidade e apoio das instituições às empresas culturais do setor audiovisual de ambos os territórios”.

Leitura sugerida: Terres de l’Ebre, patrimônio histórico e cultural da Catalunha

Revista UNESCO em catalão

Antes da assinatura do acordo, o Ministro Vilallonga e o Ministro Riva se reuniram com o Secretário da Comissão Nacional de Andorra para a UNESCO, Jean-Michel Armengo; Miquel Segura, da plataforma audiovisual da UNESCO em Igualada; e Alà Baylac e Pierre Lissot, da Universidade de Perpinyà, impulsores da tradução ao catalão de ‘O Correio da UNESCO’. É um revista trimestral publicada pela Organização Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A revista é publicada nas seis línguas oficiais da UNESCO (inglês, árabe, espanhol, francês, russo e chinês) e possui versões em português, coreano, esperanto e, agora, em catalão.
 
Produzido por: ACN (Agència Catalana de Notícies); texto adaptado.
Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!