Widget Image
19/09/2021

Terres de l’Ebre, patrimônio histórico e cultural da Catalunha

Terres de l'Ebre, patrimônio histórico e cultural da Catalunha

A Catalunha é muito mais que Barcelona, Camp Nou, Parc Güell, Sagrada Família… Essa pequena parte da Europa é repleta de lugares e história que surpreendem até mesmo os turistas mais experientes, fascinando tanto quanto o que há em outros países do continente.

Queremos, em nosso portal, ceder espaço às Terres de l’Ebre, patrimônio histórico e cultural da Catalunha. Fazemos isso por honrar o nosso compromisso com o que nos propusemos em nosso primeiro dia de atividades: noticiar a atualidade catalã. Mais que isso: queremos mostrar a Catalunha em sua essência, com suas raízes, com sua singularidade. Nada melhor que apresentar seus territórios menos conhecidos pelos leitores de língua portuguesa.

Sugestão de leitura: Cinco noções básicas sobre a Catalunha

História, cultura e natureza das Terres de l’Ebre

Uma introdução

Terres de l’Ebre é uma região situada na província de Tarragona, e é formada pelas comarcas de Baix Ebre, Montsià, Ribera d’Ebre e Terra Alta. Sua localização é bastante singular, já que está em um tipo de cruzamento entre Barcelona, València e Aragó.

Uma das primeiras associações que fazemos ao falarmos em Terres de l’Ebre é com a sua paisagem, caracterizada por incríveis montanhas, mar e rio. O rio Ebre (que dá nome à região) é um dos principais de toda a Península Ibérica, já que é o mais caudaloso. Porém, Terres de l’Ebre é bem mais que paisagens estonteantes. Todos coincidem, entre turistas e moradores, que a região possui uma admirável gastronomia, em que se destacam os produtos e receitas locais, de proximidade.

O nome do território

Dissemos que o nome dessa região da Catalunha se deve ao principal rio da Península Ibérica. Porém, mais especificamente, o nome Terres de l’Ebre passou a ser utilizado algum tempo depois da publicação do livro cujo título era Terres de l’Ebre, do escritor Sebastià Juan i Arbó (1902 – 1984), que descrevia como era a vida no delta do rio Ebre e do município de Amposta (situada na comarca de Montsià, e à margem direita do rio Ebre).

História e tradições

Terres de l’Ebre, por sua localização entre três regiões, já foi um importante centro de negócios, repovoamentos e expansão religiosa (mais especificamente a do Cristianismo). O legado está representado, por exemplo,  por castelos, igrejas e construções modernistas.

Sob o ponto de vista cultural, Terres de l’Ebre foi privilegiada pelo grande fluxo dos povos de diferentes civilizações, como romanos, árabes e iberos. Cada um deles deixou um legado, que é notado nas tradições populares dessa região de Tarragona, monumentos, e até mesmo na linguagem oral.

Reconhecimento da UNESCO

Além de tudo isso (e mais, como vocês poderão ver nas próximas publicações sobre a região), Terres de l’Ebre foi reconhecida pela UNESCO como reserva da biosfera. Mas o que isso significa? Uma reserva da biosfera é, como define este site, “uma área especialmente designada para aliar a conservação ambiental e o desenvolvimento humano sustentável”.

Referência utilizada: http://www.viulebre.com/

Seja assinante do Aqui Catalunha

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!