Da Catalunha para o Flamengo: Domènec Torrent é o novo treinador

Mais publicações

Não é todo dia que um treinador da Catalunha assina um contrato para comandar o vigente campeão da América e vice-campeão do mundo: Domènec Torrent é o novo treinador do Flamengo. O contrato entre o técnico catalão e o clube carioca foi oficializado nesta sexta-feira e, conforme adiantado pelo portal Globo Esporte, na quarta-feira, Domènec permanecerá no comando do atual campeão brasileiro até o dia 31 de dezembro de 2021.

Notícia relacionada: Cataversum, novo canal de ensino de catalão para brasileiros

Domènec Torrent: carreira como treinador e assistente de Pep Guardiola

Nascido em Santa Coloma de Farners, cidade situada em Girona, Domènec Torrent iniciou sua carreira como treinador em 1994, no Palafrugell, onde passou seis temporadas. Em 2003, continuou sua carreira no Palamós, considerado o clube mais antigo da Catalunha ainda em atividade. Dois anos depois, Torrent chegou ao Girona, que disputava, à época, a quarta divisão do futebol espanhol.

Sua experiência nos três clubes catalães lhe levou, em 2007, a integrar a equipe técnica do Barcelona B, dirigido por um ainda inexperiente Pep Guardiola. O papel de Domènec era limitado à análise das equipes adversárias. Seu primeiro grande desafio – e presente – na carreira chegou em 2008, ao fazer parte do comando técnico do time principal do Barça. Naquele ano, o time azul-grená passou por muitas mudanças, incluindo a saída de Ronaldinho Gaúcho e Deco, e a substituição do técnico holandês Frank Rijkaard por Pep Guardiola.

Vale a pena relembrar, também, e a título de homenagem, que o corpo técnico do Barcelona B (2007 – 2008) e do time principal (2008 – 2012) contava, também, com um homem considerado braço direito de Pep Guardiola: o auxiliar técnico de campo Tito Vilanova, que dirigiu a equipe na temporada 2012 – 2013, e manteve o brilhantismo do conceito futebolístico que caracterizava o time à época. Infelizmente, Vilanova faleceu, em 2014, com apenas 45 anos, vítima de câncer de tireoide.

Imperadores na Alemanha

Domènec seguiu como assistente de Guardiola no Barcelona até o fim da temporada 2011 – 2012, e após muitos recordes batidos e títulos conquistados pelo time. O sucesso da parceria foi exportado para a Alemanha, em junho de 2013, após um ano sabático de Guardiola, em Nova Iorque.

No clube bávaro, Domènec continuou exercendo sua função de analista, e foi uma das peças fundamentais na revolução catalã no clube. À frente do Bayern de Munique, Guardiola e sua equipe técnica foram tricampeões nacionais. Porém, foi o estilo de jogo que mais chamou a atenção de torcedores e, acima de tudo, dos treinadores rivais. Entre 2013 e 2016, o time alemão despertou admirações pelo conceito futebolístico implantado pela equipe técnica de Guardiola. Uma herança do Estilo Barça, cujo maior responsável foi o saudoso holandês Johan Cruyff.

O desafio de levar o Manchester City à glória na Premier League

Em 2016, Domènec, ainda integrante da equipe técnica de Pep Guardiola, chegou a Manchester com uma difícil missão: ajudar a levar o Manchester City ao topo do futebol inglês. A primeira temporada não terminou como os torcedores do time queriam (com título), mas o DNA Barça já começava a ser notado.

Na temporada seguinte, 2017 – 2018, o que não aconteceu na anterior se transformou em realidade: o Manchester City se sagrou campeão inglês. O sucesso na competição nacional, entretanto, não se repetiu na Liga dos Campeões, apesar de maravilhar a Europa com seu estilo de jogo.

Domènec não seguiu com Guardiola na temporada 2018 – 2019: o auxiliar catalão viajou para os Estados Unidos, onde lhe esperava o New York City, clube filial do Manchester City. Sob o comando de Domènec, o New York City realizou a melhor temporada de sua história, e obteve, pela primeira vez em sua história, a classificação para a Liga dos Campeões da CONCACAF.

O primeiro treinador catalão na história do Flamengo

Domènec Torrent será o primeiro treinador catalão na história do Flamengo, e o 12º estrangeiro no comando da equipe. Passaram pelo clube carioca os treinadores Ramón Platero (Uruguai), Juan Carlos Bertone (Uruguai), Charles Williams (Inglaterra), Dori Kruschner (Hungria), Ernando Santos (Portugal), Cândido de Oliveira (Portugal), Fleitas Solich (Paraguai), Modesto Bría (Paraguai), Armando Renganeschi (Argentina), Reinaldo Rueda (Colômbia) e Jorge Jesus (Portugal).

Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol

Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -