39 anos da 1ª eleição no Parlamento catalão após o franquismo

Hoje, 20 de março de 2019, o Parlamento da Catalunha celebra os 39 anos de suas primeiras eleições após o fim da ditadura franquista. Dois anos após o retorno do exílio de Josep Tarradellas à Catalunha para ser, de forma provisória, o presidente do governo catalão, e um ano depois da redação do Estatuto de Autonomia da Catalunha, o Parlament de Catalunya voltava a ter um representante não exilado.

Publicação relacionada: Cursos e oficinas para conhecer o Parlamento da Catalunha

Heribert Barrera i Costa, o presidente eleito

As eleições que decidiram a presidência do Parlamento da Catalunha, em 1980, foram convocadas em 17 de janeiro daquele ano. De todos os 4.432.776 cidadãos com direito a voto na Catalunha, participaram 2.718.888 (61,4% de participação). Em relação ao total de votos válidos, 752.943 foram para o partido Convergència i Unió (CiU), que teve direito a 43 cadeiras no Parlamento. O segundo maior grupo parlamentar foi o Partit dels Socialistes de Catalunya (PSC), que obteve 606.717 votos, e 33 cadeiras parlamentares. O partido Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) teve apenas 14 representantes, mas um deles foi eleito o presidente do Parlament de Catalunya: Heribert Barrera i Costa.

Dos 135 deputados eleitos, os homens ocupavam 94,81% das cadeiras, acompanhados pelos ínfimos 5,19% representados pelas mulheres. A legislatura terminou em 20 de março de 1984. O documento com todas as informações sobre as eleições e composição do Parlamento da Catalunha de 1980 pode ser acessado neste endereço.

Ainda naquele ano, porém em 24 de abril, Jordi Pujol i Soley, do partido Convergència i Unió, foi eleito presidente da Generalitat de Catalunha. Pujol permaneceu no cargo até 2003, sendo sucedido por Pasqual Maragall, irmão do atual candidato ao governo da Prefeitura de Barcelona, Ernest Maragall.

Publicação relacionada: História dos partidos políticos independentistas da Catalunha: parte 1.0 – ERC

 


 

Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *