Cursos e oficinas para conhecer o Parlamento da Catalunha

O Parlamento da Catalunha é um dos mais antigos do mundo, e tem suas portas abertas para quem quiser conhecer sua história e funcionamento. A instituição política catalã oferece cursos e oficinas para grupos de alunos de centros educativos (a partir de 11 anos) e universitários. As visitas, gratuitas e guiadas, são uma verdadeira aula sobre os espaços mais significativos do Palau del Parlament, sua história e funções, e o papel dos 135 deputados que compõem as cadeiras vermelhas e confortáveis do edifício.

Aulas para crianças e adolescentes

Cursos e oficinas para conhecer o Parlamento de Catalunha - Aqui Catalunha - aula
Prática política no Parlamento da Catalunha para alunos a partir de 11 anos – Aula Parlament

Conhecer o funcionamento político da Catalunha é uma tarefa que pode ser feita já a partir da transição infância / adolescência. Uma das modalidades da iniciativa Aula Parlament são as oficinas para alunos de centros educativos, das fases primària‘, ‘secundària‘ e ‘batxillerat do sistema de ensino. Para os alunos mais novos, é feita uma oficina intitulada Soc diputat / Soc diputada, em que os alunos se dividem em grupos parlamentares, elegem o presidente da Generalitat, e elaboram programas de governo; depois, participam do projeto Fem una llei, uma simulação parlamentar em que os alunos simulam um debate sobre um projeto de lei, como os deputados profissionais.

Os alunos da fase ‘secundària‘ do ensino participam das oficinas Soc diputat / Soc diputada [atuam da mesma forma que os alunos mais novos], Les comissions, em que os alunos debatem sobre um projeto de lei com uma temática circunscrita ao âmbito das competências estabelecidas pelo Estatuto de Autonomia da Catalunha, e El nostre Estatut, um curso que apresenta as questões mais importantes concernentes ao Estatuto da Catalunha, à Generalitat de Catalunya e o sistema eleitoral. Por último, há o projeto Fem una llei.

Os estudantes do ‘batxillerat‘, que têm entre 16 e 18 anos, participam das oficinas Soc diputat / Soc diputada, Les comissions, El sistema electoral, e do projeto Fem una llei.

Aulas para universitários

Aqui, o contato com o funcionamento real das atividades levadas a cabo no Parlament de Catalunya aumenta. A oficina Especialitat professional a l’administració parlamentària permite que os universitários conheçam mais sobre os princípios de atuação da Administração parlamentar [compreensão sobre as funções dos deputados e os setores que a formam]. Na oficina Eines per a la participació ciutadana, os estudantes têm acesso detalhado ao funcionamento e às funções do Parlamento, bem como às ferramentas de que dispõem os cidadãos para uma maior participação mais próxima ao Parlamento.

A oficina Seguiment d’una sessió plenària dá aos universitários a chance de acompanharem uma parte de uma sessão plenária, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o sistema político catalão. O Parlament de Catalunya, de acordo com cada convênio estabelecido com as universidades, também permite que os alunos façam práticas curriculares em um dos departamentos da Administração parlamentar.

Outros grupos

O Parlamento da Catalunha também é acessível para outros grupos de visitantes. Visite esta seção do site, e confira os detalhes da reserva.

 


 

Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?