A partir do dia 2 de abril e até o dia 9 do mês, Barcelona terá transporte público gratuito para trabalhadores de serviços essenciais. De acordo com o conselho administrativo da Autoritat del Transport Metropolità (ATM) de Barcelona, a suspensão temporária do pagamento das tarifas de transporte público na capital catalã valerá apenas para “as pessoas autorizadas a realizar atividades e serviços essenciais”. Trata-se, portanto, de mais uma medida para controlar a circulação de pessoas durante o período de estado de alarme, ocasionado pela crise do coronavírus.
Desde o dia 23 de março, os cidadãos de toda a Catalunha devem portar um certificado de autorresponsabilidade, em que devem apresentar informações que justifiquem suas atividades fora de casa. Até o momento, segundo o relatório diário do Departamento de Saúde do governo catalão publicado neste 31 de março, 19.991 pessoas foram infectadas pelo coronavírus, 1.769 estão em estado grave, 1.849 não resistiram à doença, e 5.701 receberam alta médica.
Notícia relacionada: Òmnium Cultural lança campanha para combate ao coronavírus
Participaram da elaboração da medida o Ajuntament de Barcelona (a Prefeitura), a Generalitat de Catalunya (governo catalão), a Àrea Metropolitana de Barcelona (uma administração pública da área metropolitana) e a Associació de Municipis per la Mobilitat i el Transport Urbà (Associação de Municípios pela Mobilidade e Transporte Urbano).
Entre os meios de transporte público de Barcelona que serão gratuitos por uma semana, estão metrôs, trens, bondes e ônibus. Para que apenas as pessoas que trabalhem em serviços essenciais tenham direito à gratuidade temporária, haverá um controle por parte dos Mossos d’Esquadra (a polícia catalã) e dos policiais da cidade.
LEMBRETE EDITORIAL (Coronavírus)
Mobilizem-se, do jeito que puderem: com contatos, informações, fabricações… colaborem como puderem. Olhem o que tem acontecido na Europa, especialmente na Catalunha, na Espanha e na Itália. Sigam as recomendações de higiene, e fiquem em casa. Quanto mais tempo demorarmos para seguir ao pé da letra todas as recomendações, mais tempo estaremos nessa incômoda situação. Façam a sua parte.
Saiba como ser assinante do Aqui Catalunha