Início Especiais Curiosidades e história da Catalunha Quatro frases potentes ditas por personalidades da Catalunha

Quatro frases potentes ditas por personalidades da Catalunha

Quatro frases potentes ditas por personalidades da Catalunha
Quatro frases potentes ditas por personalidades da Catalunha | Imagem: Òmnium Cultural

Palavras podem construir um texto, mas também podem construir realidades. Mais do que unidades linguísticas, elas mostram o que queremos e o que somos, mas também ocultam identidades. Não é preciso que muitas delas sejam ditas em sequência para que uma mensagem seja forte.

É sobre a união delas em pequenas frases que o Aqui Catalunha tratará nesta publicação. Não quaisquer frases, mas sim quatro frases potentes ditas por personalidades da Catalunha em diferentes períodos da história catalã.

Publicação relacionada: Cinco noções básicas sobre a Catalunha

Josep Tarradellas: ‘Ciutadans de Catalunya, ja sóc aquí!‘

A frase exclamativa “Cidadãos da Catalunha, já estou aqui!” foi dita pelo 125º presidente da história da Generalitat de Catalunya, que havia passado 38 anos em exílio na França. O retorno de Josep Tarradellas à Catalunha significava a restituição do autogoverno catalão, após longos e penosos anos de ditadura franquista. O ano de sua volta foi 1977, anterior ao ano da aprovação da Constituição espanhola, em que foi reestabelecida a autonomia da instituição governamental catalã.

Tarradellas se exilou na França em 1939, e foi eleito presidente da Generalitat em 1954. Mesmo à distância, foi capaz de manter as estruturas do governo catalão. Ao ser reestabelecida a Generalitat, permaneceu como presidente até 1980. Seu sucessor foi Jordi Pujol.

Muriel Casals: ‘La causa de la independència de Catalunya no és contra res ni contra ningú: és a favor d’una vida millor per a tothom.‘

Em 2016, Muriel Casals nos deixou. Aos seus 70 anos, era uma das maiores vozes do movimento independentista catalão. Um acidente lhe impediu de exercer seu mandato no Parlament de Catalunya.

A ex-deputada do partido JuntsxSí era a presidenta da Òmnium Cultural desde 2010. Muriel Casals deixou algumas frases potentes, mas sutilmente ditas, na memória dos catalães e defensores do direito à autodeterminação: “A causa da independência da Catalunha não é contra nada e nem contra ninguém: é a favor de uma vida melhor para todos.

Publicação relacionada: Uma jogada no xadrez que é uma homenagem à Catalunha

Josep Guardiola: ‘Si ens aixequem ben d’hora i treballem sense retrets som un país imparable.‘

Pep Guardiola foi o líder da melhor era futebolística do FC Barcelona. Em suas quatro temporadas como técnico azul-grená, ganhou todos os títulos possíveis, mas do que mais sentem falta os torcedores do Barça é o estilo de jogo. ‘Estilo‘ é uma palavra que define o treinador de Santpedor dentro e fora de campo. Elegante em seu modo de vestir, Guardiola mostra indiscutível elegância e firmeza em boa parte de seus discursos.

Em 2011, no evento em que recebeu a medalha de ouro do Parlament de Catalunya, por seus êxitos esportivos e valores transmitidos, Guardiola deixou uma frase inesquecível: “Se nos levantarmos bem cedo, e trabalharmos sem acusações, somos um país imparável“. Guardiola explicava sua paixão pela profissão, e enviou aquela mensagem para todos os catalães.

Pau Casals: ‘Sóc català‘

Em 24 de outubro de 1971, Pau Casals, um dos melhores violoncelistas do mundo à época, recebeu uma medalha da ONU como prêmio ao seu ativismo. Ao recebê-la, Pau Casals fez um pequeno discurso, e duas palavras ressoaram como bela música para os cidadãos catalães: “Essa foi a maior honra da minha vida. A paz sempre foi a minha maior preocupação. Comecei a amá-la ainda na infância. Minha mãe, uma mulher excepcional e genial, me falava da paz quando eu era pequeno, porque naquele tempo havia muitas guerras. Além disso, sou catalão. A Catalunha teve o primeiro Parlamento democrático, muito antes que a Inglaterra, e foi no me país onde houve as primeiras “Nações Unidas”. No século XI, reuniram-se em Toulouges para falarem de paz, porque os catalães daquela época já eram contra, CONTRA a guerra. Por isso, as Nações Unidas, que trabalham unicamente pelo ideal da paz, estão no meu coração, pois tudo que está ligado a paz vai direto para o meu coração.”

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha