Widget Image
19/09/2021

Prefeitura de Tortosa retira a Medalha de Ouro ao rei emérito Juan Carlos I

Prefeitura de Tortosa retira a Medalha de Ouro ao rei emérito Juan Carlos I

Prefeitura de Tortosa (município situado na comarca de Baix Ebre, na vegueria de Terres de l’Ebre) retirará, definitivamente, a medalha de ouro da cidade ao rei emérito Juan Carlos I, que abandonou a Espanha após ampla difusão de escândalos de corrupção que envolveram o seu nome. A decisão teve o voto favorável de 17 dos 21 vereadores, incluindo os do principal partido do governo, JxCat (Junts per Catalunya), bem como os de Movem Tortosa, ERC (Esquerra Republicana de Catalunya) da CUP (Candidatura d’Unitat Popular).

O PSC, sócio minoritário no governo, se absteve de reprimir as ações do governo espanhol e da “monarquia parlamentar”. Por outro lado, apesar do amplo acordo para retirar as honras, a proposta do ERC de substituir os nomes relacionados à monarquia na nomenclatura da cidade, votada separadamente, não avançou.

Fonte: Aguaita.cat (adaptada)

Notícia relacionada: Prefeitura de Barcelona retira a Medalha de Ouro ao rei emérito Juan Carlos I

Mais sobre a fuga do rei emérito Juan Carlos I

No dia 4 de agosto, o Aqui Catalunha publicou um editorial sobre a fuga do rei emérito Juan Carlos I. Para que os leitores entendam o porquê de utilizarmos a palavra “fuga”, e não outro termo cujo significado seja diferente, explicamos detalhadamente como o nome do pai do atual rei da Espanha (Felipe VI) parou no noticiário sobre escândalos de corrupção ligados à monarquia espanhola.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!