As iniciativas de combate ao coronavírus não param de surgir. Nesta semana, Òmnium Cultural lança a campanha Esprint Solidari, cujo objetivo é arrecadar fundos que serão destinados a quatro projetos direcionados ao combate ao COVID-19. Por ser um sprint, a campanha terminará em um curto prazo, mais especificamente no dia 9 abril. Para cada euro doado para a iniciativa, Òmnium Cultural contribuirá com outro euro, até que a meta de 100 mil euros seja atingida.
Notícia relacionada: Conselho pela República Catalã cria fundo de ação solidária
Os quatro projetos do Esprint Solidari
O primeiro deles é “Resposta coronavirus!“, das equipes de investigação e assistência do Hospital Clínic de Barcelona. O segundo projeto, chamado #JoEmCorono, é um ensaio clínico (leia esta notícia) liderado pelos doutores Oriol Mitjà e Bonaventura Clotet.
O terceiro projeto beneficiado pela campanha da Òmnium Cultural será o de coleta de doações de materiais sanitários, organizada pelo Col·legi de Metges de Barcelona e pela Fundació Àngel Soler Daniel. Por último, parte da quantia arrecada pelo Esprint Solidari será destinada à captação e distribuição de alimentos administrada pelo Banc d’Aliments.
“Atuar com as ferramentas do século XXI”
O vice-presidente da Òmnium Cultural, Marcel Mauri, reivindicou o “uso de ferramentas do século XXI para lidar com a pandemia”, e defendeu uma mobilização “solidária e a favor da Ciência”. Mauri criticou a gestão do governo espanhol por sua “linguagem bélica e militar, e pela centralização de competências” para lidar com a crise do novo coronavírus.
Em relação à gestão do grave problema sanitário, o Aqui Catalunha publicou um editorial com as diferenças entre as atuações do presidente catalão, Quim Torra, e o líder do governo espanhol, Pedro Sánchez. Vale a pena lembrar que, no último fim de semana, Sánchez finalmente aceitou as demandas de confinamento total.
LEMBRETE EDITORIAL (Coronavírus)
Mobilizem-se, do jeito que puderem: com contatos, informações, fabricações… colaborem como puderem. Olhem o que tem acontecido na Europa, especialmente na Catalunha, na Espanha e na Itália. Sigam as recomendações de higiene, e fiquem em casa. Quanto mais tempo demorarmos para seguir ao pé da letra todas as recomendações, mais tempo estaremos nessa incômoda situação. Façam a sua parte.
Saiba como ser assinante do portal Aqui Catalunha