Neste ano, o Catalonia Open Doors abre as portas de Girona para todos os estrangeiros que queiram conhecer a Catalunha. Trata-se de um evento promovido pela associação Foreign Friends of Catalonia, e permitirá que 200 pessoas de diferentes países sejam acolhidas durante 4 dias por famílias das comarcas gironines, e conheçam detalhes da cultura, da língua, da geografia e as tradições catalãs.
Notícia relacionada: Besalú, o município medieval de Girona
O Catalonia Open Doors em detalhes
Primeira edição do evento
ATUALIZAÇÃO: em virtude da crise do coronavírus, a edição que havia sido programada para este ano foi adiada para abril de 2021.
O Catalonia Open Doors 2020 é a primeira edição do evento. O período de estadia dos 200 estrangeiros convidados será de 22 a 26 de abril, coincidindo, portanto, com a tradicional Diada de Sant Jordi (Dia de São Jorge). A edição de 2021 ainda não possui um lugar definido, e uma das possibilidades é que seja realizada na Catalunya Nord.
Período de inscrições
Aqueles que quiserem ter essa experiência podem fazer sua inscrição até o dia 8 de março, por meio do formulário disponibilizado nesta página (imagem ao lado). As pessoas selecionadas receberão um e-mail de confirmação até o dia 10 de março.
Atividades durante a estadia
Os convidados serão levados a museus de portas abertas, farão passeios por trilhas naturais, conhecerão o patrimônio histórico local, e poderão participar de encontros com representantes dos setores artístico, acadêmico, literário e empresarial. O principal objetivo, porém, é que os 200 estrangeiros convidados estejam em contato permanente com os catalães durante a estadia.
O Catalonia Open Doors é semelhante ao Katalonski?
Katalonski é um programa da Televisió de Catalunya (TV3), apresentado pelo cantor islandês Halldor Mar. O objetivo é mostrar, por meio de viagens da equipe de Katalonski a alguns países, a relação que os cidadãos desses lugares têm com a língua catalã. Cada episódio é dedicado a um país, como o Brasil, em 2019. O último episódio da segunda edição do programa mostrou o caminho inverso: katalonskis (como são chamados os participantes do programa) que passaram alguns dias na Catalunha. Alguns deles jamais haviam feito uma viagem internacional.
Por outro lado, o Catalonia Open Doors é um evento que dá a oportunidade de dezenas de estrangeiros passarem uns dias em casas de famílias catalãs, em um processo de grande imersão cultural, linguística, geográfica e social.
Há um contato prévio com as famílias?
O projeto conta com a participação das famílias voluntárias e de toda a comunidade de moradores que se interessou pela ideia. De acordo com os organizadores, os convidados, antes da viagem à Catalunha, terão a chance de entrar em contato e conhecer a rede de cidadãos envolvida no evento.
Seja assinante do Aqui Catalunha