Widget Image
21/09/2021

O FC Barcelona na história recente da Catalunha – palestra

O FC Barcelona na história recente da Catalunha - palestra

Qual tem sido o papel do FC Barcelona na história recente da Catalunha? Essa é a pergunta que guiará a apresentação da conferência virtual organizada pela Penya Barcelonista de São Paulo, em conjunto com a Associação Cultural Catalonia, no próximo dia 25 de setembro. O evento será o terceiro do ciclo de conferências que marca o 30º aniversário da entidade cultural em São Paulo e, particularmente, o 15º aniversário da entidade que representa a torcida oficial do Barça no Brasil.

Publicação relacionada: O que significa apresentar a história do FC Barcelona?

FC Barcelona, mais que um clube (?)

Fundado em 1899, o clube catalão é considerado um dos maiores símbolos da Catalunha. Uma consideração que vai muito além do âmbito esportivo, já que está indissociavelmente ligada, também, à língua catalã e a temas de ordem política.

Recentemente, entretanto, os torcedores do time azul-grená questionaram, de modo severo, o papel de parte da diretoria do Barcelona no dia 1º de outubro de 2017. Naquela data, foi realizado o referendo de autodeterminação catalã, cuja pergunta respondida foi “Querem que a Catalunha seja um Estado independente em forma de República?“. A votação, porém, foi marcada pelas atrocidades cometidas pela polícia espanhola contra os eleitores, que apenas queriam votar.

Naquela data, um domingo, o Barça tinha uma partida contra o Las Palmas, no Camp Nou, válida pela Liga. O lema “mais que um clube” foi posto em xeque após a polêmica decisão de Josep Maria Bartomeu, presidente do clube, de apoiar a realização do jogo. A partida aconteceu sem a presença de torcedores, e foi vencida pelo Barça por 3 a 0. Para Bartomeu, os seis pontos que perderia o Barcelona, caso não entrasse em campo, seriam “algo muito pior”. A controversa decisão levou alguns membros da diretoria a pedirem demissão.

Mais informações sobre a palestra

Mais que um clube: o FC Barcelona na história recente da Catalunha” será apresentada por Josep Maria Buades, historiador e autor dos livros “A Guerra Civil Espanhola” (2013) e “Os espanhóis” (2006). Participarão, também, o presidente da Penya Barcelonista de São Paulo, Miquel Pardina (entrevistado pelo Aqui Catalunha) e o presidente da Associação Cultural Catalonia e da Federação Internacional de Entidades Catalãs, Màrius Vendrell (também entrevistado pelo Aqui Catalunha).

Confiram, a seguir, as demais informações sobre a palestra:

  • local de realização: plataforma ZOOM
  • dia: 25 de setembro
  • horário: 19h30 – 21h
  • local de inscrições: plataforma Sympla (link)
  • período de inscrições: até 25 de setembro
Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!