“Por isso queremos partir!”: reação de Puigdemont em conferência na Suíça

    Em seu último dia na Suíça, Carles Puigdemont explicou a atualidade política na Catalunha, com foco na defesa do direito que os catalães têm à autodeterminação. A conferência aconteceu na Casa da Paz do Instituto de Estudos Internacionais e Desenvolvimento de Genebra. Na sessão de perguntas realizadas após a conferência, Puigdemont foi interrompido diversas vezes por membros contrários à independência da Catalunha. Assim respondeu Puigdemont:

    É proibido votar? É proibido votar, ok! Por isso queremos partir, e construir uma República.

    Puigdemont afirmou que “defender a unidade da Espanha é algo tão legítimo quanto defender a independência, e por isso, era necessário votar”. Puigdemont ainda declarou o seguinte:

    Essas diferenças se resolvem com uma votação, não é mesmo? Sim ou não? Se a resposta for sim, por que os políticos ainda estão na prisão? Por que há políticos exilados?

    Confiram, a seguir, um trecho do vídeo da conferência de Puigdemont.

    Viagem de Puigdemont à Finlândia

    Nesta quinta-feira, Puigdemont chega à Finlândia, e lá permanecerá por três dias. A Finlândia será o quarto país visitado por Puigdemont, depois de Bélgica, Dinamarca e Suíça.

    O primeiro ponto de parada de Puigdemont será o Parlamento Finlandês. O 130º presidente da Generalitat de Catalunya foi convidado por deputados que fazem parte do grupo Amics de Catalunya. Em seguida, Puigdemont assistirá à sessão parlamentar na tribuna dos convidados. Posteriormente, se reunirá a portas fechadas com deputados dinamarqueses. No fim da tarde, Puigdemont participará de uma coletiva de imprensa, antes da reunião que terá com empresários finlandeses.

    Na sexta-feira, Puigdemont participará de uma conferência na Universidade de Helsinki. O ponto central do evento será a criação de uma República digital catalã, inspirada na República estoniana. O título da conferência é “Pequenos países e política nas redes sociais: rumo a uma república digital na Catalunha“.

    No sábado, espera-se que Puigdemont se reúna com membros da sociedade civil finlandesa.

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here