Em circulação na Catalunha o primeiro ônibus autônomo

    Em circulação na Catalunha o primeiro ônibus autônomo
    Em circulação na Catalunha o primeiro ônibus autônomo - Foto por govern.cat

    O secretário de Infraestructures i Mobilitat, Isidre Gavín, e o presidente da Associació de municipis per la Mobilitat i el Transport Urbà, Jordi Xena, apresentaram no dia 1º de agosto a Gira catalana del bus autònom, um teste que permitirá, pela primeira vez, que um ônibus autônomo circule em oito municípios da Catalunha. A turnê começará em 7 de setembro, e terminará no mês de outubro. O objetivo do teste é duplo: em primeiro lugar, permitirá que os cidadãos vejam como funciona um veículo desse tipo, como interage com a cidade, e entendam o que significará a nova forma de mobilidade. Além disso, a fase de testes indicará os tipos de mudança que as cidades deverão adotar a fim de que estejam adaptadas ao funcionamento do ônibus autônomo.

    Publicação relacionada: Barcelona terá novas escolas públicas a partir de 2019

    Ônibus autônomo e os eixos transversais do governo catalão

    Em circulação na Catalunha o primeiro ônibus autônomo
    Apresentação da Gira catalana del bus autònom – Foto por govern.cat

    De acordo com Isidre Gavín, a experiência unirá três eixos transversais marcados pela Generalitat de Catalunya: transporte público, sustentabilidade e digitalização. Para Galvín, a mudança tem por objetivo principal “oferecer um serviço cada vez mais abrangente, que possa ser usado de forma mais massiva“, que também deverá significar “mais qualidade de vida por meio da qualidade do ar“. Para Jordi Xena, a chegada do ônibus autônomo à Catalunhaserá um feito histórico, pois mudará completamente a maneira como a mobilidade é concebida na Catalunha“. Em relação ao acesso universal à nova forma de transporte, Xena demonstrou otimismo: “É um primeiro passo para que, em um futuro não muito distante, todos os cidadãos da Catalunha tenham garantido o acesso ao transporte público, independentemente de onde vivam e para onde se desloquem“.

    O trajeto do ônibus autônomo pela Catalunha

    Em circulação na Catalunha o primeiro ônibus autônomo
    O ônibus autônomo terá como nome ÈRICA – Foto por govern.cat

    O trajeto do ônibus autônomo terá seu ponto de partida em Sant Cugat del Vallès, e estará sete dias em cada município: serão dois dias para testes de trajeto, e cinco em que circulará com passageiros. O ônibus também passará por Terrassa, Sabadell, Girona (âmbito universitário), Reus, El Vendrell, Martorell e Vic. Ainda que não haja motorista no veículo, estarão nele presentes operadores técnicos, que oferecerão auxílio aos passageiros que quiserem participar do teste. O ônibus tem capacidade para 12 pessoas (6 sentadas e 6 em pé), é 100% elétrico, climatizado, e de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida. O veículo é chamado de ÈRICA: as letras do nome são as iniciais de Elèctric, Revolucionari, Intel·ligent, Compartit e Amable.

    Durante a fase de testes, será realizada uma enquete, elaborada pela Universitat de Barcelona, a fim de saber a opinião dos cidadãos em relação ao ônibus autônomo. Haverá, também, um estande de informações que orientarão os cidadãos sobre o funcionamento dos ônibus, as mudanças econômicas, culturais, e da reestruturação urbanística que chegarão com o novo meio de transporte.

    Benefícios do ônibus autônomo

    Existem três benefícios claros que esse tipo de veículo traz para a sociedade:

    Segurança: a mobilidade autônoma contribui para a diminuição do número de acidentes de trânsito, provocados majoritariamente por erros humanos. Os ônibus autônomos circulam com um sistema GPS de grande precisão, além de vários sensores a laser que permitem seguir o trajeto e detectar todo tipo de obstáculos.

    Sustentabilidade: a mobilidade 100% elétrica ajudará a reduzir a poluição sonora e atmosférica das cidades.

    Flexibilidade e acesso ao transporte público: por serem menores, esses veículos poderão chegar mais facilmente às zonas mais urbanizadas. Flexíveis e personalizados no tempo e no espaço, integrados à rede de transporte público.

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here