Mobilizações contra as sentenças ‘podem durar meses ou anos’

Mais publicações

O movimento Tsunami Democrático prevê que as mobilizações contra as sentenças aos líderes independentistas catalães, cujo anúncio está previsto para este 14 de outubro, durem “meses ou anos”. Em sua conta oficial no Twitter, a desobediência civil é reivindicada como “ferramenta que deverá ser utilizada de modo intermitente”, que servirá para “acumular forças e desgastar o Estado espanhol”.

Notícia relacionada: Jornal da Índia compara independentismo catalão à luta de Gandhi

Mobilizações para a busca de soluções para o conflito

Ao longo das últimas semanas, a sociedade catalã tem convivido com diversas especulações relacionadas às ações do independentismo catalão nas ruas e, sobretudo, a como as forças policiais espanholas, em coordenação com os Mossos d’Esquadra [a polícia catalã], lidarão com as massivas mobilizações contra as sentenças. Apesar do aviso do governo da Espanha ao governo da Catalunha, o Tsunami Democrático, movimento que conta com o apoio de todos os partidos independentistas e de organizações civis a favor do exercício do direito à autodeterminação, afirma que “agora, começa um ciclo que deverá servir para que a solução para o conflito se materialize”.

Notícia relacionada: Tsunami Democrático, uma resposta do independentismo às sentenças

ANC anuncia mobilizações que deverão acontecer imediatamente após o anúncio

A Assembleia Nacional Catalã propõe uma “imediata reação popular” ao anúncio das sentenças. Algumas das reações incentivadas pela organização são “parar os carros e apertar a buzina” e “sair de casa ou do trabalho” para protestar nas ruas. A ANC também informa que, no mesmo dia que forem anunciadas as sentenças, serão convocadas outras manifestações, e recomenda que os cidadãos sigam as redes sociais da entidade (Facebook, Twitter, Telegram e Instagram), já que será por meio desses canais, às 20h (horário local) que as pessoas ficarão a par das próximas ações de protesto coordenado. As divulgações serão feitas em conjunto com Òmnium Cultural.

Além disso, a ANC anunciará a data de início das Marchas pela Liberdade, que partirão de cinco pontos da Catalunha (Vic, Berga, Girona, Tàrrega e Tarragona), e durarão três dias. O local de chegada será Barcelona.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -