Milhões de arquivos em catalão na Biblioteca do Congresso dos EUA

Mais publicações

A Catalunha está amplamente presente no mundo, e uma das provas disso são os mais de 10 milhões de arquivos em catalão na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Entre os documentos, há mapas, jornais, livros e partituras. A instituição, com sede em Washington, passa por um processo de digitalização dos arquivos de áudio, e entre eles, há vozes de diversos escritores catalães.

Publicação relacionada: Estados Unidos, país que mais gasta em turismo na Catalunha

Mais que milhões de arquivos em catalão, um legado

Os arquivos em língua catalã da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos estão distribuídos em quinze salas de leitura e investigação, com base no formato e na temática. Trata-se de um legado quase milenar, como a cópia da obra ‘Crònica’, do cronista e político Ramon Muntaner, escrita entre 1325 e 1328. Na coleção, também está a cópia do primeiro livro da enciclopédia Lo Crestià, escrito por Francesc d’Eiximenis entre 1379 e 1381.

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tem mais de 200 anos, e foi idealizada por Thomas Jefferson. Nela, estão guardados mais de 170 milhões de documentos. Desse total, 40 milhões são livros, escritos em 483 idiomas.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -