Luis Suárez diz adeus ao Barça. O clube catalão e o Atlético de Madrid chegaram a um acordo para a transferência do atacante uruguaio. A equipe de Madrid vai pagar ao FC Barcelona 6 milhões de euros em variáveis. O FC Barcelona expressa publicamente a sua gratidão a Luis Suárez pelo seu empenho e dedicação, e lhe deseja boa sorte e sucesso no futuro.
Suárez deixa o Barcelona após seis anos como artilheiro azul-grená e com um recorde de ouro. O uruguaio foi peça chave no time, com o qual conseguiu conquistar 13 títulos: 4 Ligas, 1 Liga dos Campeões, 4 Copas do Rei, 1 Mundial de Clubes, 1 Supercopa da Europa e 2 Supercopas da Espanha.
Notícia relacionada: Messi: “Jamais iria à Justiça contra o clube que eu amo”
13 títulos em seis temporadas
Luis Suárez chegou ao clube no verão de 2014, e fez sua estreia oficial no Camp Nou em um clássico contra o Real Madrid. Sua estreia como goleador aconteceu na Liga dos Campeões, na goleada por 4 a 0, no campo do APOEL. Na Liga espanhola, seu primeiro gol foi contra o Córdoba, em dezembro de 2014.
O atacante de referência mundial sempre mostrou seu instinto goleador, como na final da Liga dos Campeões da temporada 2014/15. Suárez marcou um gol na vitória do Barça por 2 a 1 contra a Juventus, e ajudou o time catalão a conquistar a quinta Liga dos Campeões de sua história, e a tríplice coroa naquela temporada.
Em seu segundo ano como jogador do Barça, foi o artilheiro da Liga Espanhola e ganhou a Chuteira de Ouro (temporada 2015/16), em que marcou 40 gols na Liga, e 59 no total. Além disso, abriu caminho para a virada histórica contra o Paris Saint-Germain por 6-1, nas oitavas de final da Liga dos Campeões 2016/17.
Luis Suárez deixou sua marca como um grande goleador, autor de 198 gols em 283 jogos e como o terceiro maior goleador da história do Barça, superado apenas por César e Leo Messi, além de ter distribuído 97 assistências.
Fonte: FC Barcelona (adaptada)