Após a recuperação da visibilidade do catalão nos resultados do Google, a Fundació.cat desenvolveu um dispositivo que permitirá monitorar, de maneira contínua, futuras incidências que possam afetar a presença digital do catalão.
Vale a pena ler: FilminCAT, a plataforma de filmes e séries em catalão
Como funcionará o monitoramento?
O monitoramento será feito graças à presença de uma rede de sensores estendida por todo o território de fala catalã. Essa rede, controlada pela Fundació.cat, fará pesquisas autônomas para avaliar o posicionamento do catalão na Internet, com base em diversos fatores. Inicialmente, Google e Bing serão os primeiros motores de pesquisa monitorados.
O primeiro sensor dessa rede de monitoramento será instalado em València, no dia 17 de outubro, na sede da Acció Cultural del País Valencià, que faz parte da Aliança pela Presença Digital do Catalão, coordenada pela Fundació.cat. Posteriormente, terão acesso aos demais sensores algumas empresas e entidades que participaram da elaboração do relatório sobre o posicionamento digital do catalão.
Essa tecnologia foi desenvolvida com os próprios recursos da Fundació.cat, e prevê-se que esteja disponível em código aberto, a fim de que seja útil para outras línguas. No dia 19 de outubro, a rede de monitoramento digital do catalão será apresentada no Parlamento Europeu, na reunião do intergrupo de Minorias, em Estrasburgo.